Dia das Crianças: qual é a origem da data?

11/10/2022 às 13:292 min de leitura

O Dia das Crianças chegou, muita gente já postou suas fotos quando pequenos nas redes sociais e os pais já compraram os presentes de seus filhos. Contudo, você realmente sabe por que comemoramos essa data? Claramente, existem as típicas razões econômicas, porém elas só adquiriram força depois da década de 1960 — sendo que o Dia das Crianças foi originalmente instituído no Brasil em 1924. Mas por que 12 de outubro?

Coincidentemente, 12 de outubro é o dia em que Cristóvão Colombo chegou nas Américas, batizando-as informalmente de “continentes crianças”, pois foram descobertas tardiamente. Pensando nisso, o deputado federal Galdino do Valle Filhou criou o Dia das Crianças nessa data aqui no Brasil. Em outros países, os pequenos comemoram em diferentes datas — na Índia é em novembro, em Portugal é em junho e no Japão é em maio.

Propósitos econômicos e sociais

a(Fonte: Getty Images)

O boom em torno do Dia das Crianças no Brasil começou em 1960, quando a Estrela fez uma promoção em conjunto com a Johnson & Johnson para lançar uma boneca chamada “Bebê Robusto”. O sucesso de vendas foi tão grande que no ano seguinte outras empresas se mobilizaram na mesma data com promoções de artigos infantis. E a data que até então passava um tanto despercebido pelas próprias crianças se transformou em um dia muito desejado e esperado.

Mundialmente falando, é mais comum que os países comemorem o Dia das Crianças no dia 20 de novembro – data oficial estipulada pela Organização das Nações Unidas. De acordo com a Declaração dos Direitos das Crianças, todas elas, independente da raça, cor, credo, religião e sexo, têm direito a receber amor, carinho, educação e alimentação. Essa data, segundo a ONU, é como um lembrete na luta contra os mais diversos tipos de exploração infantil que existem ao redor do mundo.

*Publicado originalmente em 11/10/2013

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: