Ciência
08/03/2013 às 09:02•3 min de leitura
Depois da comoção provocada pelo falecimento de Hugo Chávez, o vice-presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, anunciou que o corpo do polêmico líder será embalsamado e ficará exposto em um caixão de vidro no Museu da Revolução permanentemente. Entretanto, apesar de parecer uma atitude bastante sinistra — expor um cadáver assim, por “toda a eternidade” —, Chávez não será o primeiro líder a ser embalsamado.
Mas que processo é esse, capaz de “enganar” a natureza e evitar que um cadáver entre em decomposição? Segundo a BBC, existem dois tipos de embalsamamento, um mais comum — para que o corpo se mantenha preservado até o momento do funeral, de forma que o falecido tenha uma aparência aceitável diante da família —, e um segundo tipo, realizado por apenas alguns poucos especialistas, para que o corpo seja preservado em longo prazo.
No primeiro tipo, que tem um período de duração mais curto, um componente químico diluído em água é injetado em uma artéria para atrasar o processo de decomposição, preservando o cadáver por tempo suficiente para que familiares e amigos possam se despedir do falecido. E quanto antes for realizado o procedimento, melhor, pois o corpo começa a sofrer alterações já a partir do momento em que ocorre a morte.
Já o segundo tipo é muito mais complexo. Primeiro, as principais artérias e os vasos sanguíneos mais importantes são abertos para que todo o sangue possa ser retirado, já que a sua presença pode dar origem à proliferação de bactérias e fungos. Depois, é realizada uma espécie de limpeza no sistema vascular com uma solução especial, e uma grande quantidade de álcool, glicerol — para evitar que o corpo se desidrate — e formalina são injetados.
Esse último composto químico é um importante agente esterilizante, capaz de matar qualquer microrganismo, e um pigmento rosado é adicionado a ele para que o corpo fique com um aspecto mais realista. Além disso, o falecido também recebe uma peruca — já que o cabelo natural cai com o tempo — e maquiagem, devendo ser mantido sob condições de umidade e temperatura cuidadosamente controladas, e passar por manutenções caras e regulares.
Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post
Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post
Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post
Fonte da imagem: Reprodução/The Huffington Post
Fonte da imagem: Reprodução/BBC