Afinal, alguém sabe quem inventou as tesouras?

23/06/2017 às 07:422 min de leitura

Talvez você já tenha ouvido por aí que Leonardo da Vinci teria sido o inventor da tesoura. Pois, apesar de o gênio florentino ter se destacado como engenheiro, arquiteto, matemático, anatomista, inventor, botânico, poeta, pintor, escultor e músico — ufa! — e ser reconhecido mundialmente como pai da balística e da aviação, não foi ele quem concebeu as tesouras não.

Utensílios milenares

Na verdade, essas práticas ferramentas surgiram muito — muito — antes de da Vinci. Alguns historiadores acreditam que elas foram desenvolvidas no Oriente Médio há 3 mil ou 4 mil anos, e existem registros de que os antigos egípcios já utilizavam utensílios parecidos com tesouras por volta do ano 1,5 mil a.C.

Esses objetos empregados pelos egípcios consistiam em duas lâminas de metal, geralmente feitas de bronze, que ficavam conectadas por meio de uma espécie de mola, e esse mecanismo mantinha as peças metálicas separadas até que elas fossem pressionadas.

Elas evoluíram bastante até chegarem neste modelo

Pois os antigos romanos acharam a engenhoca usada pelos egípcios interessante e decidiram aprimorar a peça — desenvolvendo um utensílio bem parecido com as tesouras que conhecemos hoje em dia, isso por volta do ano 100 d.C.

E esses dispositivos melhorados pelos romanos — que eram fabricados artesanalmente principalmente em ferro e bronze — permaneceram em uso durante séculos. Isso até um cara chamado Robert Hinchliffe, de Sheffield, na Inglaterra, resolver dar uma olhada nas tesouras e adaptar seu design de forma que elas pudessem ser produzidas em massa, em 1761.

Foi Hinchliffe, aliás, quem começou a fabricar as tesouras em aço — e foi a partir da popularização desse utensílio que um sem fim de outros “modelos” começou a ser desenvolvido, como é o caso das tesouras para jardinagem, para tosquia de animais, cirúrgicas etc. Você pode conferir uma seleção de imagens a seguir que mostram um pouquinho da história dessas ferramentas. Veja:

Antigas tesouras coreanas

Tesouras de bronze do século 2 encontradas na Turquia

Tesoura chinesa em prata datada da Dinastia Tang

Tesoura do século 17 em exposição no Museu Semmelweis, em Budapeste, na Hungria

Tesoura militar equipada com uma lâmina central indo-persa datada dos séculos 18 e 19

Tesouras do século 19 usadas por calígrafos otomanos na Turquia

Tesoura do século 19 usada para cortar papel

Tesouras cirúrgicas de meados do século 19

Tesouras persas em formato de aves do século 19

Instrumento médico do século 19

Tesoura de bolso parte de um kit médico militar do século 19

Tesoura de 1910

Tesoura de escritório criada pela Tiffany Studios por volta do ano 1910

Tesoura que fez parte dos equipamentos usados pelos astronautas da missão Apollo 12

Tesoura hidráulica usada para o desmanche de um antigo avião de guerra na Ucrânia

Interessante, não é mesmo?

 ***

O Mega Curioso está em diversas redes sociais, sabia? Você pode nos seguir no Facebook, no Instagram e também no Twitter! Vem com a gente!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: