Ciência
23/04/2021 às 15:00•2 min de leitura
Na maioria das vezes, as teorias da conspiração não passam de ideias absurdas. Porém, existem algumas que se comprovaram 100% verdadeiras ao longo do tempo. Conheça 5 delas:
Fonte: Richard Mcall/Pixabay
Os anos 1960 e 1970 foram turbulentos nos Estados Unidos, com guerras e muitos protestos contra elas. Liderando essas manifestações estavam diversos artistas, todos considerados perigosos pelo governo.
Uma dessas pessoas “subversivas” era John Lennon. Suas músicas sobre paz e um mundo sem fronteiras eram entendidas como ameaçadoras para o presidente norte-americano Richard Nixon. Na época, existia uma teoria de que o artista era espionado pelo FBI.
Mais tarde ficou provado que o cantor estava realmente sendo investigado por sua associação com ativistas antiguerra. A espionagem começou quando ele se mudou para Nova Iorque, em 1971.
Fonte: Freepik/Divulgação
Atualmente, todos nós sabemos os perigos de fumar, mas até um tempo atrás, a droga era vendida como algo sem efeitos prejudiciais. Na verdade, os cigarros chegaram a ser elogiados pelos médicos como um produto bom para saúde.
Em 1950, começaram a aparecer as primeiras pesquisas ligando o cigarro ao câncer. O público começou a questionar as propagandas positivas sobre a droga e as empresas de tabaco negavam que o produto tivesse qualquer perigo, chegando a esconder evidências dos malefícios por décadas.
Foi apenas em 1990 que a empresa Philip Morris admitiu a verdade
Fonte: Roberto Lee Cortes/Pixabay
Negar a existência da máfia parece absurdo hoje em dia, mas por muito tempo a organização foi vista como uma teoria de conspiração. Até que em 1962, Joe Valachi revelou a verdade em um testemunho perante o comitê do Senado dos Estados Unidos.
Fonte: Toni Reed/Unsplash
Até pouco tempo atrás, a homossexualidade era considerada ilegal em diversos países ocidentais. Entre as muitas teorias de conspiração sobre atitudes do governo, uma das mais estranhas é o desenvolvimento de um “gaydar” pelo Canadá.
A verdade é que o governo canadense realmente tentou criar o equipamento. A administração federal contratou um professor universitário para desenvolver um radar capaz de detectar homossexualidade em seus funcionários.
O “gaydar” media a dilatação da pupila de acordo com imagens sexuais apresentadas. O governo usou o equipamento para demitir mais de 400 pessoas.
Fonte: Ribastank/Pixabay
Teorias envolvendo extraterrestres são bastante populares. Uma delas é que o governo norte-americano investiga ativamente a presença de aliens e OVNIS.
Averiguar a presença de objetos voadores não identificados é parte do trabalho militar, mas nem sempre está envolvido com alienígenas. Contudo, os EUA também investigam a existência destes seres e gastam uma grana fazendo isso.
Uma hipótese bastante famosa e que nunca foi confirmada é de que a Área 51 seja usada para a averiguação dos extraterrestres.