Por que algumas pessoas são mais intensas emocionalmente do que outras?

15/09/2016 às 08:491 min de leitura

Pessoas são singulares e diferentes umas das outras, não há dúvida, mas algumas são muito mais intensas e, quando alguma coisa negativa acontece, se desesperam, choram, sofrem; quando algo bom toma conta, saem saltitando pelo mundo – por outro lado, há quem reaja de maneira mais comedida. Por que será?

Um novo estudo sugere que essa diferença de reação emocional pode ter a ver com questões genéticas. Para isso, foram realizados testes que avaliam o processamento de emoções dentro do cérebro, o que pode explicar por que algumas pessoas são mais suscetíveis ao estresse pós-traumático, por exemplo.

“As pessoas realmente veem o mundo de forma diferente. Para as que têm essa variação genética, as coisas emocionalmente relevantes no mundo se destacam muito mais”, explicou a professora Rebecca Todd, responsável pelo estudo, em declaração publicada no Psy Blog.

Hereditário

O gene estudado é o ADRA2b, responsável pela regulação do neurotransmissor norepinefrina. Segundo outro líder pela pesquisa, o professor Adam Anderson, as emoções não são processadas puramente da maneira como acontecem, mas sim influenciadas também pela maneira como o cérebro as percebem.

Anderson explica que isso nos mostra que nossos genes realmente interferem na forma como enxergamos os aspectos positivos e negativos da vida, e que algumas pessoas tendem a ver experiências ruins como grandes ameaças.

Todd explica que, apesar de parecer ruim ter respostas mais intensas às emoções, a verdade é que isso pode ter seu lado positivo também, já que essa variação genética ajuda as pessoas que reagem com mais emoção a perceberem o que é, de fato, relevante no mundo. Ela cita Marcel Proust como exemplo de pessoa altamente sensível que transformou o que sentia em criatividade e produção literária de excelente qualidade. Agora nos conte: você se encaixa em qual tipo de pessoa?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: