Caminhar pode ser tão bom quanto correr desde que você vá mais longe

10/04/2013 às 08:332 min de leitura

Crédito: Thinkstock

Você gosta de caminhar ou de correr? Segundo uma nova pesquisa divulgada no Daily Mail, a caminhada pode ser tão boa para a saúde quanto a corrida quando feita por uma distância mais prolongada.

Os pesquisadores do Lawrence Berkeley National Laboratory, na Califórnia (EUA), descobriram que a energia total utilizada para o exercício é mais importante do que a sua intensidade, mostrando que caminhar pode ser tão eficaz quanto a corrida para reduzir pressão alta, colesterol alto e diabetes.

Antes, pensava-se que a corrida era mais eficiente para combater esses males, porque os corredores percorriam caminhos mais longos. Porém, os benefícios de ambos os tipos de exercícios regulares foram comparados entre 48 mil adultos e se mostraram quase com o mesmo resultado.

Leia também:

Um relatório do Jornal da Associação Americana do Coração revelou que a energia utilizada e a melhora na saúde que são proporcionadas pelos dois exercícios são similares.

O pesquisador Paul T. Williams, da Lawrence Berkeley National Laboratory, disse que os resultados foram surpreendentes, mas mostraram que o fator chave foi o número de calorias gastas em cada tipo de atividade. "Caminhar e correr fornece uma análise ideal dos benefícios para a saúde, porque envolvem os mesmos grupos musculares e as mesmas atividades realizadas em diferentes intensidades”, disse ele.

O especialista estima que uma pessoa precisa para andar 4,3 milhas (cerca de sete quilômetros) em um ritmo acelerado para ter a mesma quantidade de benefícios do que se ela corresse três milhas (4,8 quilômetros em média). “Seria necessário quase o dobro do tempo, cerca de uma hora e 15 minutos em vez de 38 minutos”, disse Williams.

O estudo analisou durante seis anos 33.060 corredores e 15.045 praticantes de caminhada, mostrando que quando a mesma energia total era utilizada em caminhadas de intensidade moderada e em corridas vigorosas, os resultados revelaram que houve reduções similares de riscos de pressão arterial alta, colesterol elevado, diabetes e, consequentemente, as doenças cardiovasculares.

Dessa forma, os pesquisadores concluíram que os praticantes de caminhada devem se basear mais pela distância do que pelo tempo. "Quanto mais as pessoas caminharem, melhor os benefícios para a saúde”, disse o estudioso Paul Williams. Já quem corre, colhe as mesmas vantagens, mas conseguem percorrer as distâncias mais rapidamente e em menos tempo. Seja qual for a sua escolha, o importante é manter-se sempre ativo e com saúde.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: