Artes/cultura
10/04/2013 às 13:09•1 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Você conhece a fruta camu-camu? Também conhecida como caçari ou araçá-d'água, a planta é proveniente da Amazônia e está se tornando famosa pela alta concentração de vitamina C que possui.
De acordo com o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), a época dessa fruta é de novembro a março, sendo sua coloração em tons de vermelho ou rosado, chegando a um tom de roxo quando bem madura. Segundo o site Natural News, o sabor da frutinha in natura é muito ácido e, por isso, as pessoas preferem consumi-lo em compotas, sorvetes, geleias e sucos (principalmente na Amazônia peruana, onde é mais conhecida e mais fácil de ser encontrada).
Leia também:
Também, pelo seu alto valor de vitamina C (cerca de 2600mg por 100g de fruto), o seu extrato é transformado em cápsulas. O camu-camu possui ainda substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, como foi concluído em um estudo publicado no Journal of Cardiology, que concluiu que o extrato da fruta foi capaz de reduzir a inflamação e stress oxidativo dos participantes.
A frutinha também contém quantidades elevadas de ácido elágico, um flavonóide que combate a diabetes. Além disso, o camu-camu possui quantidades elevadas de catequinas, rutina, antocianinas, cianidina 3-glucosídeo e outros flavonoides que combatem os radicais livres, proporcionando efeitos benéficos antienvelhecimento, melhorando a memória e reduzindo o risco de câncer, asma, doenças cardíacas e derrames.
Quer mais? A superfruta ainda é rica em vitaminas do complexo B (incluindo B1, B2 e niacina) e minerais, tais como potássio, cálcio, fósforo e ferro , contendo também substâncias que melhoram a circulação sanguínea e a pressão arterial, além de elevar os níveis de serotonina (o hormônio que melhora o humor). Infelizmente, não é fácil de encontrar a frutinha em todo Brasil in natura. Em alguns lugares, é possível encontrar a polpa congelada.