Por que o calor nos deixa mais molengas?
404
Compartilhamentos

Por que o calor nos deixa mais molengas?

Último Vídeo

Basta esquentar um pouco para você ouvir reclamações para todos os lados de que a pessoa está mais cansada, devagar e com preguiça. Agora, você já se perguntou por que isso acontece?

É importante lembrar que seu corpo precisa manter uma temperatura interna constante, por isso, em dias mais quentes, ele acaba tendo um sobrecarga na manutenção dessa temperatura. A doutora Michele Casey explica que para resfriar o corpo são necessários uma série de ajustes que demandam muito esforço.

Para começar, é preciso que seus vasos sanguíneos se dilatem. Isso faz o sangue correr com maior velocidade, fazendo com que o líquido vital possa passar mais próximo à superfície da pele e, com isso, liberar o calor acumulado. Essa vasodilatação também explica o rosto rosado de algumas pessoas em dias mais quentes.

Um perto de uma caixa

Outra forma para regular a temperatura é através do suor. Ele acontece com maior frequência e gruda na pele, esfriando-a à medida que se evapora. Porém, para uma maior quantidade de suor é necessária uma maior frequência cardíaca, ou seja, mais trabalho corporal “involuntário” que te deixa mais cansado naturalmente.

Também é importante lembrar que a incidência de raios solares diretamente sobre a pele sem nenhuma proteção faz com que ela seja queimada ou bronzeada. Essa alteração de pigmentação faz com que seu corpo trabalhe arduamente na tentativa de se recuperar do que ela interpreta como uma lesão. Em casos de queimadura, o trabalho é ainda mais intenso, e o cansaço ainda maior!

E para piorar ainda mais o cenário, muitas pessoas se esquecem de se hidratar com maior frequência no calor. A água é essencial para a manutenção da saúde, principalmente em dias quentes, nos quais a desidratação pode ser um perigo muito grave! É importante repor líquidos, mas o álcool pode ser outro vilão nesse cenário, já que atua como diurético e acelera o processo de desidratação.

Simpsons e ventilador

Por fim, é importante notar que um aumento da temperatura interna do corpo pode levar à insolação ou golpe de calor, que é uma condição muito grave e precisa de atendimento imediato. Esse problema pode afetar o cérebro, causar taquicardia e tontura e levar à morte caso seja ignorado.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.