Ciência
27/03/2021 às 07:00•2 min de leitura
A ansiedade é uma reação natural ligada à preocupação e ao medo, que todos podemos sentir em algum momento da vida. Mas quando acontece de maneira intensa e com grande frequência, ela pode afetar negativamente a sua rotina.
Quando você se sente muito ansioso, independente do motivo, uma alternativa interessante para ajudar a controlar este sentimento é consumir alimentos ricos em nutrientes que facilitam a produção de serotonina, neurotransmissor capaz de promover o relaxamento.
Na sequência, listamos 8 alimentos para combater a ansiedade que não podem faltar no seu cardápio — lembre-se de consumi-los moderadamente.
(Fonte: Unsplash)
Ele é rico em triptofano, um aminoácido essencial para a sintetização do “hormônio do prazer”, como a serotonina também é conhecida. Quanto maior a porcentagem de cacau, melhor.
(Fonte: Unsplash)
Uma pequena porção de amêndoas aumenta a quantidade de magnésio no organismo, outro nutriente que favorece a produção do ingrediente essencial para combater a ansiedade.
(Fonte: Unsplash)
Grande fonte de vitamina B e magnésio, esta fruta é ótima para promover um cérebro saudável, criando as condições ideais para aliviar o estresse e as preocupações que podem surgir no dia a dia.
(Fonte: Unsplash)
Neste caso, o benefício vem do ácido eicosapentaenóico (EPA) e do ácido docosahexaenóico (DHA), que atuam na regulação dos neurotransmissores, melhorando a função cerebral.
(Fonte: Unsplash)
A pequena fruta azul fornece ótimas quantidades de antioxidantes e também de vitamina C, esta última essencial para a proteção das células quando ficamos ansiosos. Consumi-la em substituição a alimentos não muito saudáveis é uma boa.
(Fonte: Pixabay)
Vitamina E e betacaroteno, encontrados na couve, ajudam a aumentar a função cerebral e a manter os níveis de antioxidantes, nutrientes que também estão presentes em outras folhas verde-escuras.
(Fonte: Unsplash)
Bactérias saudáveis como os lactobacilos e a bifidobactéria, encontradas nos iogurtes, são benéficas para o cérebro, ajudando a fornecer as condições necessárias para evitar o medo e a preocupação em excesso.
(Fonte: Pixabay)
O benefício aqui também vem do triptofano, ou seja, o consumo da ave aumenta a produção da serotonina, ajudando a regular o humor e a evitar a ansiedade.