Por que algumas pessoas sentem dores no braço após se vacinar?

13/07/2021 às 09:302 min de leitura

Com o avanço da vacinação contra covid-19 em todo o país, muitas pessoas começaram a indicar dores no braço no local da vacina. Para a maioria, a agulhada é quase insignificante, mas alguns têm relatado dor e até erupções cutâneas no local da aplicação. 

Sendo assim, a reação local está entre as reações mais frequentes no uso dos imunizantes contra a covid, mas os especialistas reforçam que isso não traz nenhum risco à saúde ou demérito à vacina. 

Mas, afinal, qual o motivo da dor? É uma reação à substância ou a agulha é a culpada? Entenda melhor!

A explicação dos especialistas

As injeções intramusculares, como é o caso das vacinas disponíveis hoje, podem causar dor local tanto pela agulha quanto pela substância. No primeiro caso, como a agulha precisa atingir o músculo, o seu calibre precisa ser mais grosso e pode ocasionar a dor. É o mesmo que ocorre quando cortamos o pé ou a mão com algum objeto pontudo, podendo haver uma inflamação no local. 

No segundo caso, o líquido injetado também pode apresentar reação local. A reação conhecida como resposta imunitária inata envolve uma série de células que chegam ao local e produzem proteínas, como citocinas, quimiocinas e prostaglandinas, que desencadeiam vários processos físicos.  

As citocinas dilatam os vasos sanguíneos para aumentar o fluxo sanguíneo, provocando inchaço e vermelhidão. Este processo também pode irritar os nervos, causando dor. (Fonte: Pixabay/Reprodução)As citocinas dilatam os vasos sanguíneos para aumentar o fluxo sanguíneo, provocando inchaço e vermelhidão. Este processo também pode irritar os nervos, causando dor. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

Os médicos também dizem que os componentes da vacina podem influenciar a dor, mas isso é comum e não deve ser encarado como um problema. De acordo com os médicos, as reações podem ocorrer nas duas doses, mas a não ser que haja uma reação grave, é importante tomar a primeira e a segunda dose. Para aqueles que sentiram dor depois da vacinação, o recomendado é uma compressa de gelo no local.

Por que cada pessoa tem um tipo de reação?

Segundo o infectologista Munir Ayub, as vacinas são feitas para estimular a produção de anticorpos imunizantes. Dessa forma, dependendo de cada organismo, esse processo pode resultar em reações. 

Por causa do histórico de saúde ou genético, há indivíduos mais reatogênicos, que têm mais possibilidade de ter reações. (Fonte: Freepik/Reprodução)Por causa do histórico de saúde ou genético, há indivíduos mais reatogênicos, que têm mais possibilidade de ter reações. (Fonte: Freepik/Reprodução)

De maneira geral, as reações das vacinas duram de um a dois dias e perto do benefício que elas trazem isso é quase insignificante. Vale ressaltar que não são apenas as vacinas da covid-19 que causam reações. Isso não é algo anormal ou que sinalize que as vacinas não são seguras.  

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: