Por que o intestino é o nosso segundo cérebro?

02/04/2022 às 11:002 min de leitura

Pode ser que você já tenha ouvido uma expressão que diz que o "intestino é o nosso segundo cérebro". Mas o que isso quer dizer? Que ambos os órgãos — cérebro e intestino — são mais conectados do que se pode imaginar.

Isto porque há uma série de substâncias que criam uma comunicação eficiente entre eles. Veja só: os pesquisadores já sabem que o intestino, que mede cerca de 9 metros, pode ter até 500 milhões de células nervosas e mais de 30 neurotransmissores, os hormônios responsáveis por nossas respostas emocionais. Por isso, o fato de você sempre ter dor de barriga quando está enfrentando uma situação de muito estresse não é uma coincidência.

Frente a estas descobertas, os cientistas têm mais uma informação importante: manter o intestino saudável é uma das melhores maneiras de preservar a boa saúde mental.

A presença da serotonina no intestino

(Fonte: Freepik)(Fonte: Freepik)

Conhecido também como o "hormônio da felicidade", a serotonina é o neurotransmissor responsável por conectar os nossos neurônios. Ela tem papel importante na nossa regulação do sono, do apetite, do humor, da memória e da temperatura do corpo. Não por acaso, boa parte dos antidepressivos tem como função a de equilibrar esta substância no organismo.

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia realizaram um estudo que sugere que o intestino pode ter participação na formação de 90% da serotonina do corpo. Certas bactérias presentes no intestino têm papel fundamental para a produção de serotonina. Por isso, quem quer fugir da depressão, por exemplo, deveria considerar que talvez o segredo esteja na dieta.

Como ter um intestino saudável?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Esta interligação entre intestino e cérebro já tem até nome: "sistema nervoso entérico", que envolve uma rede neural que percorre o abdome, o esôfago e o reto, e envia as informações ao sistema nervoso central. Por isso, uma das melhores formas de preservar a saúde do corpo e da mente é cuidar da nossa microbiota, que são aqueles organismos vivos que habitam o nosso intestino. 

Há algumas formas de se fazer isso — e todas passam pelo cuidado com a alimentação e dos hábitos do dia a dia. É preciso fugir de hábitos nocivos, como dormir pouco, fumar, beber álcool em excesso. Por outro lado, deve-se investir em alimentos que favorecem a saúde do intestino. Os médicos e nutricionistas recomendam: se você quer dar aquela atenção especial ao seu sistema digestivo (e, consequentemente, ao seu humor), coma alimentos com muitas fibras.

Procure também consumir muitos alimentos que contenham cálcio e magnésio, que estimulam a produção de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina. Entre os alimentos com cálcio, estão o requeijão, o queijo magro, o brócolis e o gergelim. Já os alimentos ricos em magnésio são o tofu, a soja, o caju, o salmão, o espinafre, a aveia e arroz integral.

E, claro, nada disso adianta muito se você não ingerir muita água. Acrescente todas estas dicas na sua vida e observe os resultados no seu humor e na sua saúde mental.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: