Os problemas e perigos dos remédios para emagrecer

01/04/2022 às 12:002 min de leitura

Em março deste ano, a Anvisa proibiu mais de 140 medicamentos entre chás e remédios para emagrecer. O órgão tomou essa decisão após uma enfermeira de São Paulo morrer devido ao uso dessas substâncias.

Os comprimidos para perder peso não são uma coisa nova e a vontade de ser “magro” também não. Embora essa categoria de medicamentos seja conhecida pelos perigos e efeitos colaterais intensos, a sua popularidade tem aumentado. 

O Brasil é um exemplo disso, já que ocupa o posto de líder no consumo desses remédios entre os países da América Latina.

(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)

Os perigos das pílulas de dieta

O pior cenário relacionado aos remédios para emagrecer perigosos é que eles podem ser fatais. Algumas fórmulas pouco estudadas, mas colocadas no mercado para o consumidor já até foram indicadas como causadoras de câncer, pressão alta, danos à válvula cardíaca, depressão e ansiedade.

Outros efeitos colaterais bastante comuns são:

  • dor de estômago com vômitos e náuseas;
  • manchas oleosas na pele;
  • inquietação;
  • tontura;
  • dores de cabeça;
  • ritmo cardíaco acelerado.

Além disso, as consequências negativas dos remédios para emagrecer podem envolver o vício e até um quadro de overdose. Isso sem contar os problemas que podem surgir devido ao abuso e a possibilidade de a pessoa experimentar sintomas de abstinência.

Tentar controlar o peso com comprimidos e outras substâncias dietéticas é um processo complicado. Muitos sistemas do organismo interagem com esses medicamentos e, quando não são seguros, a pessoa ainda pode ter problemas sérios com seu metabolismo a longo prazo.

Propaganda enganosa

E mesmo nas situações em que os efeitos adversos sejam menos graves, boa parte dos remédios para emagrecer não são seguros para o consumo, graças aos absurdos e afirmações extraordinárias. Isto é, muito marketing, pouca pesquisa.

Dificilmente um especialista em saúde física e nutricional dirá que é normal e saudável perder dois quilos por semana. No entanto, é possível encontrar com facilidade remédios que afirmam que a pessoa pode perder 15 quilos em 30 dias. Essas alegações, além de irreais, são perigosas.

Natural não significa seguro

Outra questão que merece atenção são os remédios para emagrecer naturais. O termo “natural” faz passar uma imagem de algo saudável e de poucos impactos negativos no corpo.

O problema é que existe muita propaganda enganosa. Todos os anos surgem centenas de novas curas naturais autoproclamadas para o excesso de peso. Geralmente, essas soluções são acompanhadas de testemunhos sobre sua eficácia.

(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)

Mas é bom tomar cuidado: quanto mais extraordinária a promessa, mais se deve suspeitar. 

Essa é uma estratégia de venda bem comum usada por marcas suspeitas com a finalidade de esconder a falta de dados e pesquisas sobre a eficácia do remédio, e até mesmo o fato de que estão enganando o consumidor já que há compostos sintéticos em suas fórmulas.

Ou seja, prometem tanta coisa e de uma forma que faz parecer tudo seguro que a pessoa até se esquece de procurar saber se houve alguma pesquisa séria ou se a empresa que produz o medicamento existe e tem aval dos órgãos reguladores para funcionar.

(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)(Fonte: Shutterstock/ Reprodução)

Portanto, se decidir usar algum remédio para emagrecer lembre-se que ele precisa ser aprovado pela Anvisa, tem que ser seguro e adquirido de uma fonte séria. 

Além disso, é fundamental fazer um acompanhamento com especialistas em saúde metabólica, física e nutricional para evitar fazer algo que possa colocar sua vida em risco e, claro, ser enganado comprando algo nocivo para sua saúde achando que faria bem.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: