6 benefícios que caminhar diariamente traz para a saúde

06/04/2022 às 09:162 min de leitura

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de 150 minutos de exercício por semana para que você tenha uma vida mais saudável. Sabemos que vivendo rotinas atribuladas, nem sempre é fácil adquirir o hábito de realizar alguma atividade física, mas já pensou em caminhar?

Caminhadas, além de serem gratuitas, podem ser feitas ao ar livre, te colocando em contato com o meio ambiente, proporcionando uma pausa da rotina. Ainda por cima, é um exercício de baixo impacto, dos mais fáceis de ser acrescido no dia a dia de quem está fora de forma e possui muitos benefícios.

Para tentar convencer você a criar coragem para acrescentar atividades físicas à sua rotina, vamos, justamente, tratar de tudo que pode acontecer contigo se fizer, pelo menos, 30 minutinhos de caminhada por dia. Então, coloque os tênis, que vamos te contar 6 benefícios que uma caminhada diária pode trazer para sua saúde.

1. Melhora o sono

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Praticar caminhada ajuda a melhorar a qualidade do sono. Isso porque os exercícios físicos, como uma simples caminhada, auxilia a regulação do metabolismo e o funcionamento geral do organismo, atuando na redução dos efeitos da insônia, por exemplo.

Desta maneira, quem caminha terá melhores condições para normalizar o sono. Mas lembre-se: exercícios físicos liberam endorfina, que deixa o corpo agitado, então só caminhe à noite se for o único horário disponível. E, de todo modo, opte por uma caminhada leve.

2. Perda de peso

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Durante um tempo, houve quem acreditasse que caminhar ajudaria no emagrecimento era um mito. Caminhadas são exercícios aeróbicos que promovem queima calórica, podendo, sim, ser eficiente para a perda de peso.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda caminhada como atividade para melhora da saúde. Caso deseje optar pela caminhada, um treino de pelo menos 30 minutos por dia já poderá lhe dar bons resultados.

3. Fortalece os músculos

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Quem caminha, além de emagrecer, aumenta seu condicionamento físico, preparando o organismo para outros exercícios. No caso da musculatura do corpo, uma boa caminhada de cerca de 30 minutos atua diretamente na tonificação dos músculos das pernas, coxas, abdômen e bumbum.

Você também pode auxiliar os músculos dos braços se, enquanto caminha, fizer movimentos com eles. Isso aumenta sua amplitude de movimento e desloca pressão e peso das articulações para os músculos.

4. Desacelera o declínio cognitivo

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Uma extensa pesquisa mostrou que exercícios aeróbicos, como as caminhadas, auxiliar no retardo das alterações cognitivas no cérebro. Isso porque a caminhada age no sistema cardiorrespiratório, contribuindo para a melhora da saúde do cérebro e desacelerando o declínio da substância cinzenta. E todo esse resultado pode ser obtido com apenas 150 minutos de caminhada por semana, isto é, menos de 3 horas.

5. Reforça seus ossos

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Uma boa caminhada pode ajudar a fortalecer os ossos, combatendo osteoporose e a osteoartrite, por exemplo. Como é um tipo de atividade física de baixo impacto, a caminhada ainda auxilia no reforço da coluna vertebral, ajudando a garantir que seu sistema musculoesquelético fique saudável e forte, dando conta de sustentar o organismo.

No caso dos idosos, a caminhada é uma das atividades físicas mais recomendadas, pois pode ser realizada com intensidade moderada, até mesmo para quem esteja fora de forma. E é sempre bom lembrar, caminhada é uma atividade física gratuita.

6. Alivia o humor

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Precisando rir? Em tempos difíceis, quem é que não precisa, certo? Pois caminhar é uma excelente maneira de você melhorar seu humor. Isso ocorre porque, durante a caminhada, nosso corpo secreta uma quantidade maior de endorfina, um hormônio que é produzido pela hipófise e responsável pela sensação de alegria e relaxamento.

Ao caminhar seu corpo produzirá, automaticamente, endorfina, e quanto mais seu organismo produzir, mais ânimo você sentirá. Repetindo o que dissemos acima, tudo isso você consegue de graça, basta caminhar.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: