6 chás que vão ajudar você a dormir melhor

02/05/2022 às 02:003 min de leitura

Nossa, como é difícil deitar e dormir, não é mesmo? Muitas vezes nossa cabeça não para, ficamos agitados, ansiosos e, mesmo cansados, não conseguimos relaxar para dormir ou ter uma boa qualidade de sono. Eu sou do time que deita e começa a pensar em toda a minha vida, acontece isso com você também? De acordo com o EPISONO (Estudo Epidemiológico do Sono), 45% das pessoas que participaram do estudo se queixaram de insônia ou dificuldade para dormir.  

Ainda bem que a própria natureza nos proporciona opções ótimas para resolver e ajudar nesse probleminha — de forma de alguns chás específicos (na verdade, infusões de folhas; vou tratar como "chá" por ser um termo mais popular) — e, por isso, nem sempre precisamos recorrer a remédios e substâncias que podem agredir nosso organismo.

]É claro que, independentemente disso, é primordial o acompanhamento de um médico ou nutricionista para utilizar estes chás, e mesmo utilizando-os, nunca abandone o seu tratamento médico. Vale ressaltar que o uso indevido, indiscriminado e em quantidades erradas pode trazer prejuízos à saúde, então, não saia tomando qualquer chá por aí — muito menos aquele chá que sua amiga sugeriu.

Dormir mal, não dormir o número de horas suficientes ou ter distúrbios do sono pode acarretar diversos problemas para a vida, como irritabilidade, alterações de humor, cansaço, alteração do apetite, dificuldade de concentração, dores de cabeça, acidentes e o surgimento de algumas doenças.

E não é somente o uso de chás que pode ajudar neste processo, mas sim um conjunto de elementos, como adequação da rotina, trabalhar o estresse e a ansiedade, ir dormir cedo, não praticar exercícios tão tarde, evitar o uso de eletrônicos na hora de deitar, fazer uma refeição mais leve durante o período da noite etc.

Nada como uma xícara de chá quente antes de dormir, não é mesmo? Não tem nada mais aconchegante!

Bom, vamos lá: quais chás podem te ajudar a relaxar naqueles momentos mais difíceis?

1. Camomila

Chá de camomilaChá de camomila

Com nome científico Matricaria chamomila l., seu chá previne a ansiedade, agindo no sistema nervoso e é indicado como sedativo também.

2. Lavanda

Chá de lavandaChá de lavanda

Com nome popular de alfazema, seu chá é feito utilizando suas flores secas e de acordo com o artigo The best route of administration of lavender for anxiety: a systematic review and network meta-analysis, a ingestão de lavanda é feita com a intenção de melhora na ansiedade a longo prazo.

3. Erva-cidreira

Chá de erva-cidreiraChá de erva-cidreira

Também conhecida como melissa, a erva-cidreira produz uma infusão usada para tratamento alternativo da ansiedade e indutor de sono devido ao componente citral.

4. Passiflora

Chá de passifloraChá de passiflora

A passiflora nada mais é do que o maracujá. O seu chá (feito com as folhas secas da planta frutífera) é utilizado para combater os sintomas de ansiedade, além de ter efeito calmante, causando tranquilidade.

5. Valeriana

Chá de valerianaChá de valeriana

Trata-se da Valeriana officinalis e a infusão de suas raízes secas atua no sistema nervoso central, aliviando a ansiedade e atuando como relaxante muscular.

6. Mulungu

MulunguMulungu

Do gênero Erythrina, que possui ocorrência natural no Nordeste e Sudeste do Brasil, o mulungu é uma planta cuja infusão de sua casca pode ser utilizada com função ansiolítica leve e sedativa. 

Ensaios clínicos estão sempre em desenvolvimento para certificar de fato as propriedades destas plantas e os efeitos colaterais que podem causar.

Observação importante: nenhum chá deve ser tomado durante a gravidez e a lactação, nem deve ser introduzido para crianças e alérgicos ou para quem utiliza medicação que possa ter algum tipo de interação com as substâncias da infusão ingerida.

***

Marcela Andrade Lopes, colunista semanal do Mega Curioso, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, bacharel em Nutrição, perita judicial na área da Nutrição, e pós-graduanda em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: