Seja o primeiro a compartilhar

Por que crianças comem meleca de nariz?

Assim como alguns cachorros comem o próprio cocô, parece haver algo sobre as crianças relacionado com suas próprias melecas. Principalmente nos primeiros anos de vida, tirar uma catota de nariz e devorá-la parece ser algo completamente atrativo e delicioso, mas até que ponto isso é saudável ou preocupante?

Em um estudo feito pela Dean Foundation for Health, Research and Education em 1995, 91% das pessoas confessaram tirar meleca do nariz. Porém, não ficou claro qual a frequência do hábito de comê-las — principalmente por vergonha. Para sanar todas as dúvidas, nós falaremos sobre os benefícios e riscos potenciais associados à ingestão de meleca durante os próximos parágrafos!

Função da meleca

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

As melecas se formam no nariz quando o muco produzido pelo nosso corpo se seca. O objetivo desse muco, em primeiro lugar, é impedir que demais partículas e patógenos potencialmente nocivos sejam inalados pelas nossas vias nasais. Quando uma partícula muito grande é capturada, ela pode permanecer tempo demais no nosso corpo e fazer com que o muco seque. 

Isso faz com que as narinas fiquem repletas de melecas pegajosas, gosmentas e suplicando para serem removidas. Porém, cutucar o nariz com o dedo não é algo muito recomendável. Em primeiro lugar, essa é uma ação bem nojenta e pode facilitar com que a sua mão leve outras bactérias para suas vias respiratórias. Além disso, esse hábito pode causar hemorragias nasais.

Mas e quanto ao ato de comer melecas? O nome científico para essa prática é mucofagia, algo que desperta opiniões controversas entre pesquisadores. De um lado, uma parcela de pesquisadores defende que essa seria uma forma de impulsionar o fortalecimento do sistema imunológico. Do outro lado, a maioria dos cientistas acredita que seja bastante improvável que a ingestão desse muco seco possa trazer qualquer benefício para a nossa saúde.

Gosto entre crianças

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Se comer meleca é algo tão nojento assim e impróprio, por que diabos as crianças gostam tanto de fazer isso? A resposta acaba estando dentro da própria pergunta. Em geral, crianças não vão ter muito um senso de julgamento sobre o que é certo ser ingerido ou não.

Além disso, é possível que elas simplesmente achem que comer meleca é algo saboroso, uma vez que o muco é relativamente salgado. Portanto, se é algo com um gosto minimamente agradável e tão fácil de se obter, qual o motivo de não colocar uma melequinha na boca? Para as crianças, a resposta é fácil: não há.

No entanto, existem indícios de que coçar o nariz, comer meleca ou realizar qualquer uma dessas ações com as mãos sujas aumenta ainda mais as chances de espalhar vírus e bactérias por aí, algo que torna resfriados mais comuns em lares com crianças. Logo, se você estiver vendo o seu filho prestes a colocar um tatu na boca, o recomendado é distraí-la para que desista dessa ideia.

Incentivar os mais jovens a lavar as mãos com frequência, principalmente antes de brincar e de comer, tende a ser uma medida eficiente na diminuição da propagação de infecções. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.