6 importantes fatos sobre os carboidratos

22/10/2022 às 12:002 min de leitura

Carboidratos são o principal combustível de nosso organismo. As atividades que exercemos no dia a dia, incluindo pensar, exigem uma fonte de energia que, no caso humano, tem origem neles. Essa substância pode ser encontrada em diferentes tipos de alimentos de origem animal.

Divididos em três tipos (açúcares, amidos e fibras), vez ou outra são vistos como vilões de uma dieta saudável. No entanto, ainda que o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e gorduras seja, realmente, desaconselhável, uma refeição com uma quantia bem dosada de carboidratos é fundamental à saúde. Confira alguns fatos sobre eles.

1. Nem todo carboidrato faz mal

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

É sempre importante lembrar que as pessoas indicadas a falar sobre saúde alimentar são médicos e nutricionistas. Isso dito, você, diabético, pode ficar tranquilo: é possível ingerir carboidratos sem te fazer mal.

O ponto é estar atento a alimentos do gênero que não sejam bomba de açúcares. Priorizar o consumo de fibras e amidos como aveia, cenoura e brócolis garante uma dose de carboidratos sem elevar os níveis de açúcar no sangue.

2. Dieta baixa em carboidratos pode diminuir expectativa de vida

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Já leu por aí sobre dietas milagrosas que prometem resultados incríveis desde que você pare de ingerir carboidratos? Bem, sugerimos que você não faça isso. Um estudo publicado na revista científica The Lancet Public Health mostrou que pessoas cuja dieta é muito baixa ou muito elevada em carboidratos têm expectativa de vida menor.

No caso específico da baixa ingestão, é ela que costuma estar associada ao baixo consumo de frutas e vegetais, combinada com uma alimentação que prioriza proteínas e gorduras de origem animal. E, bem, não precisamos nem dizer o quanto isso é danoso à saúde, certo?

3. Ingerir carboidratos antes e depois de atividades físicas faz bem

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Atletas de esportes de alto desempenho possuem uma dieta em que o consumo de carboidratos é mais elevado. E fazem isso antes e depois da prática. Estudos sugerem que comer alimentos ricos em carboidratos antes do treino garante ao organismo a energia suficiente para elevar seu desempenho físico.

Já durante a prática esportiva, seu corpo consome a energia armazenada no glicogênio. Assim, ao comer um carboidrato depois de treinar, você reabastece as reservas de suas células. Sem contar que ajuda a melhorar seu sistema imunológico após o exercício.

4. Carboidratos não a única fonte de energia do cérebro

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Um aspecto importante a ser observado é que os carboidratos não são a única fonte energética do cérebro. Quando nosso organismo não tem glicose suficiente, ele busca nas cetonas a energia necessária.

Elas são produzidas no corpo através da queima de gordura, realizada no fígado. Apesar de agirem como antioxidantes e preservarem massa muscular, as cetonas elevam o risco de deficiência nutricional.

5. Não é necessário cortar carboidratos para emagrecer

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Querendo emagrecer? Saiba que é possível sem que, para isso, você tenha que retirar carboidratos da sua dieta. O fundamental em um processo de perda de peso é manter o controle das porções.

Manter uma alimentação equilibrada sobre os nutrientes necessários faz com que você se discipline a oferecer apenas o que seu organismo precisará ao longo do dia. Fazer de outra forma pode tornar o processo de emagrecimento ineficaz.

6. Comer fontes de açúcar aumenta a fome

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Consumir excessivamente carboidratos que sejam fontes de muito açúcar, como doces e pães brancos, por exemplo, eleva os níveis de insulina no organismo, que são digeridos rapidamente pelo corpo. Dessa forma, você sente mais fome, mesmo que tenha ingerido uma quantidade grande de itens.

Isso acontece porque os açúcares desses produtos fazem seu cérebro produzir dopamina, que leva você a comer mais do que realmente precisa. Você não precisa deixar de consumir alimentos doces ou pães, mas deve ficar atento à quantia que ingere para não comer mais do que realmente precisa.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: