Como congelar e armazenar alimentos corretamente?

04/11/2022 às 08:003 min de leitura

O mundo está mudando muito rápido — e as formas de cozinhar, também! Hoje em dia, com uma rotina atarefada, as Air Fryers e os micro-ondas viraram nossos melhores amigos. Imagina chegar em casa, depois de um dia cheio de trabalho, e ainda ter que cozinhar desde o início? Ninguém merece, né? 

Dessa forma, os alimentos congelados se tornaram uma mão na roda para quem não tem tempo de cozinhar, quer economizar uma grana, fez comida para um batalhão (e sobrou), ou simplesmente por bater aquela preguicinha de ligar o fogão. 

Mas como garantir que os alimentos congelados não percam os sabores e valores nutritivos? Siga essas dicas e se despeça das preocupações com o fogão, as datas de validade e quanto tempo os alimentos podem durar na geladeira!

Evite colocar comidas quentes diretamente no congelador

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O gelo é um ótimo isolante. Em alguns casos, a parte externa do alimento congela primeiro e o interior permanece quente por um longo período. Esse efeito pode permitir o crescimento de bactérias nocivas ao alimento e, consequentemente, a você.  

Para evitar esse problema, tenha certeza que os alimentos estejam completamente resfriados antes de colocá-los no congelador. Primeiro, deixe-os em temperatura ambiente para que o calor seja dissipado. Depois, leve o alimento para passar uns minutinhos na geladeira e, só depois, coloque no congelador. 

Coloque etiquetas nos alimentos com o nome e a data do congelamento 

(Fonte: Reprodução)(Fonte: Reprodução)

Quantas vezes você já abriu o freezer e se deparou com um congelado sem forma e sem cor, praticamente irreconhecível? Pois então, fique atento: sempre rotule tudo com o nome do prato e a data em que você o está congelando. 

Pode parecer um pouco de exagero? Talvez. Mas você vai lembrar da gente quando o prato que você tirou do freezer não se parecer com nada que você cozinhou recentemente!  

E, ah: aqui vai mais uma dica! Lembre-se de escrever o nome e a data na etiqueta antes de congelar os alimentos, em temperatura ambiente! Caso contrário, a etiqueta não irá grudar no recipiente. 

Se puder, sele os alimentos a vácuo

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se a exposição ao ar é a inimiga dos alimentos congelados, a embalagem selada a vácuo é o super-herói mais importante deles! A natureza hermética dessas embalagens as tornam a opção ideal para o congelamento correto dos alimentos. Mas há um pequeno problema: essa opção requer o investimento de um aparelho de seladora a vácuo. Além disso, essas ferramentas possuem uma largura máxima de 12 polegadas, o que significa que, provavelmente, não dê para selar tortas, bolos ou pães grandes. 

Se selar o alimento a vácuo não for uma opção viável, apenas se certifique de selecionar o recipiente reutilizável ou descartável correto. Aqui vai uma dica amiga: os saquinhos plásticos com fecho ziplock são perfeitos para isso!

Congele as frutas separadamente

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Você é acostumado a congelar os morangos todos juntos em um recipiente e, ao descongelar, precisa aproveitar todos de uma vez? Para evitar um possível desperdício, uma superdica é colocá-los em uma assadeira, separados, até que endureçam. Depois, você pode reuni-los em um saquinho ziplock ou em uma tupperware. Na hora que quiser uma única unidade, não terá problemas!

Mas fique de olho: as frutas sofrem alteração de textura, aroma, cor e sabor quando congeladas e não são boas para o consumo in natura. Porém, servem para fazer sucos, geleias e recheios deliciosos!

Diga não ao "recongelamento"

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Às vezes, calculamos errado a conta da quantidade necessária de alimento congelado para cozinhar e acabamos percebendo que não vamos precisar de tudo. Nessas horas, sempre rola aquela vontade de colocar o alimento no congelador de novo, não é mesmo?

Porém, é melhor pensar duas vezes: a prática não é aconselhável. Isso acontece por duas razões. A primeira é que o alimento pode perder nutrientes nesse processo, já que o freezer não congela ultrarrápido. Além disso, pode haver problemas com a contaminação bacteriana, já falada acima. A parte externa estará em uma temperatura adequada para a proliferação e, ao recongelar, o alimento poderá ter mais bactérias que no início, podendo causar problemas de saúde ao ser ingerido.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: