6 mitos sobre a celulite que você não deve dar ouvidos

03/12/2022 às 08:002 min de leitura

Não é surpresa para ninguém que a celulite é um dos aspectos corporais mais incômodos para o ser humano. O "verdadeiro nome" da condição é lipodistrofia ginóide, e trata-se de uma inflamação do tecido adiposo, quando as células gordurosas sofrem um processo de alteração. Essas células deformadas acabam se projetando na superfície da derme, causando a famosa sensação de "casca de laranja" na pele.

Mais comum em regiões como pernas, quadril e coxas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os tão assustadores "furinhos" afetam cerca de 95% das mulheres de todas as etnias após a puberdade. Visto que é tão normal, não deveria ser considerado um baita problema ou defeito, certo?

Infelizmente, a maioria das pessoas ainda se incomoda e tem a autoestima afetada por essa condição. Por isso, seguindo as orientações da biomédica esteta da rede de franquias de nutrição saudável Magrass, Layana Tadra, trazemos uma lista de mitos ao redor do tema, que poderá esclarecer e normalizar, definitivamente, suas questões sobre o assunto. Confira!  

1. Só tem celulite quem está acima do peso 

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Nada disso! Estar acima do peso pode ser um fator agravante, mas não é o que determina alguém ter celulite ou não. A obesidade, por exemplo, é o acúmulo de células gordurosas sem forma definida, que não depende de fatores hormonais e nem causa as mesmas alterações na pele. Deixar clara essa distinção é extremamente importante, visto que a pessoa com celulite procura perder peso, e esta nem sempre será a solução. 

2. A lipoaspiração ajuda no combate da condição

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Muito pelo contrário. Na realidade, a intervenção cirúrgica da lipoaspiração pode até piorar o aspecto da celulite, pois torna a distribuição das células gordurosas mais desigual. Além disso, a cirurgia, que voltou aos holofotes recentemente, não trata a celulite. Ou seja: além de perigosa, não irá modificar em nada no tratamento da condição na sua pele.

3. Massagens modeladoras não ajudam em nada

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Não acredite neste mito! Elas funcionam, e muito! Massagear a área afetada uma vez por dia, se possível com uma escovinha de massagem, ajuda na circulação sanguínea e pode diminuir a presença da celulite no corpo.

4. Comer gelatina pode ajudar na redução da condição

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Não existe nenhuma pesquisa comprovando que um só tipo de alimento faz com que as celulites desapareçam em um passe de mágica – nem mesmo a gelatina. Apesar de ser um mito que vive na boca do povo, não há nada provando que ingerir essa sobremesa consiga reduzir ou eliminar a celulite.

5. Roupas apertadas causam celulite

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, usar roupas apertadas não é um motivo para causar celulite – mas sim uma forma de agravar a situação com o passar do tempo. Se você usa roupas justas com frequência, tome cuidado para que o costume não prejudique a circulação sanguínea e linfática, causando uma maior concentração de líquidos na pele. Esse processo pode piorar a celulite que já estava em desenvolvimento no corpo.

6. Ela não tem solução

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Ainda não existe um remédio, ou mágica, para que as pessoas possam se ver livres dos furinhos pelo corpo do dia para a noite. Entretanto, quem diz que o problema não pode ser controlado está completamente errado! A prática frequente de exercícios físicos, uma boa alimentação e a melhora na qualidade das horas de sono podem, perfeitamente, melhorar o aspecto ou até mesmo eliminar a celulite em pessoas de todas as idades e qualquer sexo.

Graças à tecnologia, já existem também alguns procedimentos estéticos especialmente voltados aos cuidados das celulites que, aliados a uma vida mais saudável, podem ser os heróis no combate contra a condição.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: