Seja o primeiro a compartilhar

10 alimentos que você achava saudáveis mas não são!

Muitas vezes, pela correria do dia a dia, optamos por alimentos que nos proporcionam praticidade e que nos entreguem aquilo que estamos procurando no momento. Hoje, a procura de alimentos saudáveis cresce exponencialmente, pois, as pessoas desejam usufruir de seus benefícios, ter maior qualidade de vida e também buscam produtos que atendam seus problemas de saúde e comorbidades.

O grande ponto é que muitos destes produtos não deixam de ser opções industrializadas ou ultraprocessadas. Como está descrito no artigo Consumo de alimentos ultraprocessados e fatores associados em adultos, "o grupo dos ultraprocessados é composto por formulações que contêm pouco ou nenhum alimento in natura, acrescidas de sal, gorduras, açúcares, conservantes e aditivos. São produtos alimentícios prontos para comer ou aquecer, altamente palatáveis e de baixa densidade nutricional"

Isso tudo, é claro, contribui para o desenvolvimento de Obesidade e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), hipertensão, colesterol alto, diabetes e doenças cardiovasculares.

Assim, confira 10 alimentos que podem confundir as pessoas e que muitas vezes sabotam a "dieta" e são "falsos saudáveis":

1. Peito de peru processado

aPeito de peru embutido. (Fonte: Shutterstock)

Apenas olhando a embalagem e vendo seus ingredientes é fácil analisar que o peito de peru processado possui uma grande quantidade de sódio, conservantes e aditivos. Isso se caracteriza pela extensão dos números de ingredientes — aqueles nomes "estranhos" e difíceis de identificar. Então, sim, o peito de peru processado é um falso saudável dada a sua composição, além de ser um embutido.

2. Barrinha de Cereal

aBarra de cereal. (Fonte: Shutterstock)

A barrinha de cereal pode parecer bem interessante, pois nela é possível encontrarmos castanhas, aveia e fibras, mas a realidade é outra — a maioria delas contém como principal ingrediente o açúcar, além de possuir diferentes tipos dessa substância nela (açúcar invertido, glicose de milho, açúcar mascavo, polidextrose). Também é encontrada nas barrinhas de cereal gordura vegetal, portanto não é um produto indicado para quem quer ter uma alimentação saudável.

3. Gelatina

aGelatina. (Fonte: Shutterstock)

Sabe aquela gelatina em pó que é uma delícia e tem sabor de infância? Pois é, é uma bomba de açúcar! O açúcar é seu principal ingrediente, além do alimento possuir edulcorante artificial, ciclamato de sódio, acesulfame de potássio e sacarina sódica, que tem forte poder de adoçar. Por isso, a gelatina industrializada não tem potencial nutricional algum, pois é composta apenas de açúcares, corantes e aditivos.

4. Bolacha água e sal

aBolacha água e sal. (Fonte: Shutterstock)

Bolacha água e sal só tem água e sal, né? Não! Ela é carboidrato refinado puro, ou seja, possui farinha de trigo, soro de leite, sal, fermento (bicarbonato) e gordura vegetal. É um falso saudável porque não agrega nutricionalmente nem traz benefícios para a sua alimentação. O pãozinho francês é uma opção muito melhor que a bolacha água e sal.

5. Iogurte saborizado

aIogurte saborizado. (Fonte: Shutterstock)

O iogurte saborizado é uma grande cilada. Composto por açúcar, frutas artificiais, aditivos, amido modificado (para ter uma textura mais agradável e consistente), deve estar fora da nossa alimentação diária, para isso prefira comprar iogurtes desnatados sem açúcar e que possuam poucos ingredientes. Este tipo de iogurte é versátil, além de poder fazer diversas receitas, você pode bater no liquidificador com uma fruta que goste.

6. Suco de caixinha

aSuco de caixinha. (Fonte: GoodMockups)

O suco de caixinha possui baixa concentração de fruta, além de serem adicionados à sua composição muita água e açúcar. Opte por sucos de fruta naturais feitos em casa ou mesmo sucos industrializados que possuam maior concentração de fruta, vitamina, fibra e que não possuam açúcar.

7. Refrigerante zero açúcar

aRefrigerantes zero açúcar. (Fonte: Pexels)

A grande questão da bebida zero açúcar é a variedade e a quantidade de adoçantes presentes, e neste caso, elas possuem muito mais sódio do que as normais e fazem mal para a saúde do mesmo jeito.

8. Sopa instantânea

aSopa instantânea. (Fonte: Stocksnap)

Não tem coisa mais prática que sopa de saquinho ou a chamada sopa instantânea (pode incluir aí também o macarrão instantâneo). Mas o seu consumo recorrente pode ser muito prejudicial, pois é um produto que possui uma alta carga de sódio e aditivos como espessantes, realçadores de sabor, aromatizantes e corantes, como o caramelo IV, que pode causar câncer. Substitua esses produtos por sopas caseiras.

9. Chá pronto

aChá pronto. (Fonte: Stocksnap)

A maioria dos chás industrializados possuem uma grande quantidade de açúcar e conservantes. Já os que são zero açúcar possuem adoçantes. É preferível o uso do chá in natura, utilizando a própria erva em infusão ou os de sachês. Beba sem adoçar.

10. Molho para salada

aMolho para salada. (Fonte: Stocksnap)

Molhos para salada industrializados possuem muitos ingredientes em sua composição e isso já quer dizer que o produto foge totalmente do natural por possuir aditivos, como os conservantes, além de sal e açúcar. O ideal é temperar a salada com limão, azeite, vinagre e molhos caseiros.

***

Marcela Andrade Lopes, colunista semanal do Mega Curioso, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, bacharel em Nutrição, perita judicial na área da Nutrição,  e pós-graduanda em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.