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5 poderosos alimentos capazes de prevenir doenças

Diz o ditado que a prevenção é o melhor remédio. Na saúde, isto se aplica muito à alimentação: ter uma boa dieta pode realmente evitar que alguém desenvolva algumas doenças.

Se você quer dar uma forcinha para o seu organismo, talvez seja uma boa ideia investir em superalimentos, que têm potencial de curar - e prevenir - possíveis problemas de saúde. Neste texto, trazemos 5 exemplos destes alimentos poderosos e para que eles servem.

1. Bagas

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Chamamos de bagas as frutas carnudas que contêm polpa e com uma semente no meio. Na verdade, o que acontece nestas frutas é que a parede do ovário delas amadurece e se torna um pericarpo comestível.

Alguns exemplos de bagas são as uvas, as amoras, os mirtilos e os morangos. Todos eles podem configurar como superalimentos. Os mirtilos, por exemplo, têm poucas calorias, são ricos em fibras e são repletos de antioxidantes, que combatem radicais livres que causam o câncer, além de prevenir doenças cardíacas e diabetes.

Elas têm a cor vermelha ou azulada por conta dos flavonoides presentes. Esta substância favorece a melhora do humor e são muito ricos em vitamina C, ajudando a imunidade - o que é ótimo, por exemplo, no inverno, quando é mais comum pegarmos infecções.

2. Folhas verdes

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Desde crianças, recebemos a recomendação de que devemos comer vegetais. E nossas mães estão certíssimas: alimentos como couve, espinafre, mostarda e acelga são ricos em vitamina A, C e cálcio. Eles ainda têm fitoquímicos que fazem muito bem à saúde.

Comer folhas verdes com regularidade pode ajudar na prevenção de doenças oculares ligadas à idade (como catarata e glaucoma), equilibrar o colesterol, melhorar a memória e diminuir o risco para o câncer.

E qual seria uma boa medida destes vegetais? Especialistas recomendam que, por semana, coma-se pelo menos 4 porções de folhas com cerca de 70 gramas cada. E se quiser aprimorar ainda mais o cardápio, refogue os vegetais com azeite ou inclua-os em sopas.

3. Gengibre

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

O gengibre é uma raiz versátil que melhora várias questões do organismo: ele auxilia na digestão, acalma o estômago e pode ajudar no tratamento para a artrite.

Se você acha isso pouco, saiba que ele traz ainda mais benefícios: ajuda a prevenir doenças cardíacas, a demência e o câncer. Por conta de sua alta quantidade de ferro, potássio e vitamina C, é um aliado no fortalecimento do sistema imunológico.

Caso você ache o gengibre pouco versátil na cozinha, veja algumas sugestões de como consumi-lo: dá para usar a raiz ralada ou picada em molhos e saladas; comê-lo cristalizado como lanche; fazer conservas de gengibre e usar como tempero; beber o chá feito com a raiz, etc.

4. Brócolis

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O brócolis é um dos vegetais mais ricos que existem: ele tem antioxidantes e compostos de enxofre que estimulam a desintoxicação do organismo. 

Categorizado como vegetal crucífero (que remete ao seu formato de "cruz" na superfície), o brócolis ainda auxilia na prevenção de doenças cardíacas e de derrames.

Outra vantagem deste legume é que ele é pouco calórico. Ao mesmo tempo, tem muitas fibras, aumentando a sensação de saciedade. Por isso, é altamente recomendado para quem quer perder peso.

5. Cebola e alho

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Por fim, estes dois alimentos presentes em quase todos os lares brasileiros: a cebola e o alho são poderosos aliados do sistema imunológico. Se você está com um resfriado, pode ser uma ótima ideia aumentar a quantidade destes legumes no seu tempero.

Alho e cebola são benéficos para a pressão arterial, além de ajudar na saúde do coração. O alho, em específico, é repleto de vitamina C, manganês, selênio e fibras, tornando-o super potente.

E uma dica que talvez não agrade a todo mundo: eles trazem mais benefícios quando são consumidos crus.

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