6 benefícios fantásticos do alho para a saúde

26/04/2022 às 08:032 min de leitura

Seu uso é associado à culinária, mas a verdade é que o alho possui muitos benefícios ainda desconhecidos do grande público. Seja consumido cru, frito, através da extração de óleo ou misturado com outros ingredientes, a medicina moderna tem se atentado cada vez mais ao que de bom pode ser obtido através dele.

Pedaço de uma planta, o alho ainda possui um potencial de uso na medicina represado, que depende de maior investimento em pesquisas com seres humanos. Mas tudo o que já foi descoberto deixa a comunidade científica empolgado com o que pode surgir pela frente. Te apresentamos 6 vantagens obtidas desse tempero do dia a dia.

1. Reduz a pressão arterial

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Doenças cardiovasculares estão entre as maiores causas de morte mundo afora. Um dos benefícios do alho diz respeito à redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Seu consumo ainda atua na redução da pressão arterial em pessoas hipertensas.

Estudo conduzido pelo Departamento de Farmacologia da Universidade King Khalid, na Arábia Saudita, demonstrou que uma dose de 600 a 1.500 mg de extrato de alho era eficaz na redução da pressão arterial na mesma medida que o principal medicamento usado para esse fim.

2. Ajuda a prevenir a doença de Alzheimer e a demência

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Outra vantagem do consumo de alho é que ele possui, em sua composição, antioxidantes capazes de prevenir a doença de Alzheimer e a demência.

Ele atua protegendo as células contra danos e envelhecimento. E mais: a combinação de alguns de seus benefícios pode contribuir para a redução do risco de outras doenças cerebrais além das citadas acima.

3. O alho é anti-inflamatório

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Estudo conduzido pela Universidade Feminina de Sookmyung, em Seul, identificou o poder anti-inflamatório de compostos sulfurosos do alho. Espalhar produtos do tipo nas articulações e músculos inflamados auxilia no combate a dor. Seus compostos sulfúricos são capazes de diminuir a resposta do organismo a doenças que causam inflamação crônica.

Na prática, permite que seja administrado na diminuição da dor e na regulação da resposta do sistema imune. A Arthritis Foundation o tem recomendado na prevenção de danos na cartilagem causados pela artrite.

4. Combate a acne

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Um dos benefícios do alho é que ele possui propriedades antibacterianas e antioxidantes. Elas auxiliam a pele, pois matam bactérias que causam as acnes, aquelas espinhas incômodas que tomam conto de partes do nosso corpo. Um estudo publicado em 2011 demonstrou a eficácia de esfregar o tempero cru sobre as espinhas, com objetivo de limpá-las.

Apesar disso, é fundamental ter em mente que nada deve ser feito sem acompanhamento de um dermatologista, em especial porque o alho pode causar sensação de queimação na pele.

5. Comer alho auxilia os ossos

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Ainda que não tenham sido conduzidos, até a data de publicação dessa lista, pesquisas com humanos, estudos realizados em roedores identificaram o potencial do alho em minimizar a perda óssea, o que pode ser promissor para um estudo futuro com seres humanos.

Já uma pesquisa do Departamento de Nutrição da Universidade de Ciências Médicas Shahid Sadoughi, no Irã, descobriu que uma dose diária de 2 gramas de alho cru, diminui um marcador de deficiência de estrogênio em mulheres na menopausa.

6. É muito nutritivo e pouco calórico

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Um dos benefícios do consumo de alho é que se trata de um produto muito nutritivo e pouco calórico. Ele é rico em vitaminas C e B6, bem como de manganês.

Ainda por cima, seu consumo oferece cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1. Tudo isso em apenas um dente de alho, com cerca de 4,5 calorias.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: