Seja o primeiro a compartilhar

Saiba como sentir o gosto de alho usando apenas os seus pés!

Degustar alho puro pode não ser uma das experiências mais agradáveis do mundo. Ter que optar entre o picante, o muito picante e o insuportavelmente picante pode causar até lesões na língua. Mas, como sempre, a ciência acha um caminho. E, nesta postagem, você irá aprender degustar qualquer tipo de alho, usando apenas os seus pés.

O experimento, já demonstrado pela Sociedade Americana de Química (ACS), é de fácil execução, e necessita apenas de um único dente de alho, um pé (que pode ser o seu), e uma bolsa ou mesmo um saco de lixo que deve ser fechado no tornozelo, para que o cheiro emanado dele não contamine as suas narinas.

Feito isso, basta partir o alho ao meio, colocá-lo no saco de lixo, colocar junto o seu pé descalço, fechar o saco na altura do tornozelo e passar a esfregar o dente de alho com o pé, como se estivesse marinando uma carne para churrasco. Se você for uma pessoa muito ativa, pode simplesmente enfiar o dente de alho em seu sapato.

Por que consigo sentir o gosto do alho com o pé?

A transferência do sabor de alho, do pé para a boca, não ocorre, segundo o vídeo da ACS, porque você tem papilas gustativas secretas na planta dos pés. A explicação do fenômeno é que as moléculas responsáveis pelo cheiro característico do alho (as alicinas) penetram na pele, entram na corrente sanguínea, e viajam para a boca e o nariz, onde você começa a sentir o sabor. Mas, como isso ocorre?

Como toda a nossa pele, a da planta dos pés possui camadas que repelem óleo e água, dois componentes que nunca se misturam (caso contrário, você iria se transformar em um Bob Esponja no banho). Mas a alicina (molécula do cheiro) dá um jeito: é que ela tem oxigênio em sua fórmula, que é ótimo para ligação com o hidrogênio.

Assim, o “material aquoso” utiliza cadeias de hidrocarbonetos para fazer a improvável ligação com o “material oleoso”. Ou seja, a alicina “escorrega” através da pele, chega até a corrente sanguínea, indo parar na boca e no nariz que acabam enganados pelo truque. Mas pode ser uma ótima dica para quem é convidado a comer algum tipo de comida desenxabida.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER