Saiba como sentir o gosto de alho usando apenas os seus pés!

20/07/2021 às 06:302 min de leitura

Degustar alho puro pode não ser uma das experiências mais agradáveis do mundo. Ter que optar entre o picante, o muito picante e o insuportavelmente picante pode causar até lesões na língua. Mas, como sempre, a ciência acha um caminho. E, nesta postagem, você irá aprender degustar qualquer tipo de alho, usando apenas os seus pés.

O experimento, já demonstrado pela Sociedade Americana de Química (ACS), é de fácil execução, e necessita apenas de um único dente de alho, um pé (que pode ser o seu), e uma bolsa ou mesmo um saco de lixo que deve ser fechado no tornozelo, para que o cheiro emanado dele não contamine as suas narinas.

Feito isso, basta partir o alho ao meio, colocá-lo no saco de lixo, colocar junto o seu pé descalço, fechar o saco na altura do tornozelo e passar a esfregar o dente de alho com o pé, como se estivesse marinando uma carne para churrasco. Se você for uma pessoa muito ativa, pode simplesmente enfiar o dente de alho em seu sapato.

Por que consigo sentir o gosto do alho com o pé?

A transferência do sabor de alho, do pé para a boca, não ocorre, segundo o vídeo da ACS, porque você tem papilas gustativas secretas na planta dos pés. A explicação do fenômeno é que as moléculas responsáveis pelo cheiro característico do alho (as alicinas) penetram na pele, entram na corrente sanguínea, e viajam para a boca e o nariz, onde você começa a sentir o sabor. Mas, como isso ocorre?

Como toda a nossa pele, a da planta dos pés possui camadas que repelem óleo e água, dois componentes que nunca se misturam (caso contrário, você iria se transformar em um Bob Esponja no banho). Mas a alicina (molécula do cheiro) dá um jeito: é que ela tem oxigênio em sua fórmula, que é ótimo para ligação com o hidrogênio.

Assim, o “material aquoso” utiliza cadeias de hidrocarbonetos para fazer a improvável ligação com o “material oleoso”. Ou seja, a alicina “escorrega” através da pele, chega até a corrente sanguínea, indo parar na boca e no nariz que acabam enganados pelo truque. Mas pode ser uma ótima dica para quem é convidado a comer algum tipo de comida desenxabida.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: