7 coisas curiosas que podem ser detectadas por cães pelo odor

12/06/2020 às 12:002 min de leitura

Com um olfato que supera amplamente os sentidos humanos, os cães possuem individualidades que os colocam em locais de destaque como verdadeiros investigadores, graças aos seus mais de 300 milhões de receptores olfativos que os permitem identificar cheiros localizados há centenas de quilômetros de sua posição.

Dentre os odores, encontram-se uma infinidade de tipos de fragrâncias, podendo ser sentidas em concentrações que chegam a 100 milhões de vezes menores do que o ser humano é capaz, algo que os levam a atuar profissionalmente, tornando-se instrumento chave para a detecção de questões importantes e imprescindíveis para o sucesso de várias atividades.

Porém, não somente coisas táteis são capazes de serem sentidas pelos animais, já que sua percepção apurada os ajuda a identificar emoções, sentimentos e, até mesmo, doenças, contando com habilidades capazes de diagnosticar enfermidades e contribuir com a medicina, pesquisas e com estudos científicos de diversas áreas. Veja abaixo coisas pouco usuais que cães conseguem identificar apenas pelo cheiro.

1. Coronavírus

Segundo Cindy Otto, diretora do Working Dog Center, cães labradores estão sendo treinados para farejar o vírus da covid-19. A iniciativa se deu após a confirmação que os cachorros conseguem identificar diversos tipos de vírus através dos próprios odores exalados pelos micro-organismos, como em casos de detecção de diarreia, herpes e a gripe influenza em bovinos.

(Fonte: Reuters/Reprodução)(Fonte: Reuters/Reprodução)

2. Restos humanos da Idade do Bronze

Em um estudo publicado em 2018 no Journal of Archaeological Method and Theory, foi revelado que cães de detecção humana, treinados para identificar restos e cadáveres, encontraram registros arqueológicos datados de 3.000 anos atrás, na cordilheira croata de Velebit. Dentre os itens documentados, ossos de antigos seres vivos foram sentidos e achados pelos animais, que atualmente estão sendo treinados para caçar moléculas de decomposição humana.

3. Vacas férteis

Cães possuem uma sensibilidade extraordinária para identificar fluidos, podendo detectar uma gota de sangue em cinco litros de água. Contando com precisão olfativa de 90% para captar odores de leite e 80% para fluxos vaginais, urina e sangue, sua particularidade olfativa é cada vez mais importante para pecuaristas, que contam com a chegada da época em que o ciclo estral (ou cio) das vacas está em alta, para iniciar as atividades de reprodução.

4. Pessoas com explosivos

Cães farejadores treinados por equipes de segurança estão cada vez mais familiarizados com o cheiro de pólvora e enxofre, podendo impedir o carregamento de itens explosivos e a sua consequente transposição em corpos e malas de passageiros de aeroportos e grandes aglomerações. O método, conhecido como Vapor Wake, mostra-se gradativamente mais importante no combate ao terrorismo e a facções organizadas.

(Fonte: Lufthansa Cargo/Reprodução)(Fonte: Lufthansa Cargo/Reprodução)

5. Cobras píton

Um dos répteis mais perigosos do reino animal, as pítons são uma ameaça em regiões campestres, escondendo-se em matas altas e atacando animais e seres humanos que chegam perto. Para evitar casos de ataques de cobras, treinadores do Eco Dogs, de Auburn, vem educando filhotes de cães para detectar as pítons, registrando uma identificação de mais de 20 casos desde 2010 e permitindo a prevenção necessária para evitar o aumento dos ninhos.

6. Percevejos

Com uma precisão de mais de 97%, cães conseguem encontrar percevejos em locais inacessíveis e fendas incrivelmente pequenas. Por conta do seu distinto e forte odor, o trabalho de identificação dos caninos é facilitado, conseguindo encontrar, até mesmo, locais em que os insetos passaram ou deixaram rastros de ovos.

7. Câncer

Cães estão sendo treinados, pelo Penn Working Dog Center, para rastrear tecidos e lesões com potenciais cancerígenos. Com odores característicos, os tumores, dificilmente detectados por humanos, especialmente em estágios iniciais, podem ser farejados pelos animais que, ao serem treinados, surgem como grandes agentes de combate e prevenção ao câncer e a doenças relacionadas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: