O que acontece no corpo das mulheres durante a menopausa?

26/02/2023 às 08:002 min de leitura

Assim como a menstruação faz parte das fases de transição hormonal de uma mulher, o mesmo vale para menopausa — que é basicamente o último ciclo menstrual da vida de uma pessoa. Normalmente, esse fenômeno acontece entre os 45 e 55 anos, sem ser uma regra, acarretando uma série de sintomas físicos e psicológicos.

Porém, o que realmente sabemos sobre a menopausa e o que esse evento biológico causa no corpo das mulheres? Por muitos anos, esse foi um assunto pouquíssimo discutido no mundo científico, limitando-se ao debate da "mudança natural". Nos últimos anos, no entanto, o tema foi discutido mais abertamente entre mulheres e mídia. Veja só o que dizem os pesquisadores!

Os efeitos da menopausa

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Muito do que se sabe sobre a menopausa vem do Estudo de Saúde da Mulher dos Estados Unidos (SWAN), uma investigação epidemiológica que acompanhou de perto cerca de 3 mil mulheres norte-americanas desde 1994. Apesar do recorte pequeno, foi essa pesquisa que descobriu que mulheres com ondas de calor frequentes e persistentes correm maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares. 

Também foi o SWAN que confirmou as antigas observações das mulheres de que a massa magra do corpo diminuiu e sua gordura aumentou durante a menopausa, mesmo que o peso total permanecesse igual. Relacionado às ondas de calor, pesquisadores da Universidade do Arizona decidiram se aprofundar no sintoma.

Após alguns experimentos, os cientistas descobriram que isso é resultado do declínio do estrogênio no hipotálamo do cérebro, o que faz com que certos neurônios aumentem. Essa ação agita seções dessa região cerebral envolvida na regulação da temperatura. Com essas descobertas, os pesquisadores pretendem desenvolver novas terapias não hormonais direcionadas.

O que desencadeia a menopausa?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

A menopausa é o nome dado para o momento em que os níveis de estrogênio caem tanto que a ovulação e a menstruação cessam permanentemente. Nos Estados Unidos, a idade média das mulheres chegarem à menopausa é de 52 anos, embora qualquer idade entre 40 e 60 anos seja considerada normal. Após este ponto, as mulheres passarão o resto de suas vidas no estágio pós-menopausa.

Um pequeno número de pessoas passa pela menopausa antes dos 40 anos, o que é considerado pelos pesquisadores como "prematuro". Além das ondas de calor, muitas mulheres passando pela menopausa relatam problemas de sono, mudanças de humor e alterações vaginais como grandes sintomas do evento biológico.

Por fim, a menopausa não é exatamente algo com tratamento, mas existem certas mudanças básicas no estilo de vida que podem ajudar muitas mulheres a atravessar essa fase com mais tranquilidade. Por exemplo, o uso de roupas leves e hidratação constante são um alívio para as ondas de calor, enquanto manter uma rotina de exercícios pode contribuir para as alterações na massa magra.

Fumar, excesso de álcool e cafeína são todas substâncias que contribuem para sintomas intensificados nessa fase da vida. Logo, manter uma rotina saudável é a melhor coisa que uma mulher pode fazer para ter menos problemas na menopausa. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: