Ciência
28/05/2023 às 11:00•2 min de leitura
A cada ano, milhares de pessoas podem sofrer um ataque cardíaco, que também é conhecido como infarto do miocárdio. Até metade do ano passado, por exemplo, dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostraram que mais de mil pessoas morreram por dia devido a um AVC ou infarto no país.
Porém, o que de fato acontece no corpo de uma pessoa quando ela recebe o diagnóstico que teve um ataque cardíaco? É exatamente sobre isso que falaremos a seguir.
(Fonte: Getty Images)
Antes da explicação, é bom esclarecer que ataques cardíacos não tem relação com paradas cardíacas – especialmente pelo fato de ocorrer quando o coração, por uma falha no órgão, para de bater.
O ataque cardíaco está mais relacionado com a circulação sanguínea, e geralmente vem de uma condição gerada após anos ou décadas, podendo ser sentido por alguns minutos ou horas (bem diferente de uma parada, que é algo mais súbito).
(Fonte: Getty Images)
O coração é um órgão que bate 100 mil vezes por dia em um corpo adulto, ajudando a bombear mais 5,5 litros de sangue oxigenado e rico em nutrientes a cada minuto. Todo esse processo é feito com o auxílio das artérias.
No caso de um ataque cardíaco, as duas principais artérias coronárias vão se estreitando por conta de uma aterosclerose (que é o crescimento de placas de gordura na parede das artérias). Isso dificulta a passagem do sangue e bloqueia a ida do líquido ao coração, fazendo com que essas placas de gordura possam inclusive se desprender e começar a passar pela artéria, fazendo a situação ficar ainda mais complicada.
É por conta de alguns desses bloqueios que o ataque cardíaco pode acontecer, e em questão de minutos algumas células musculares do coração sofrem dano e começam a morrer.
No caso de pessoas que fumam, possuem níveis de colesterol mais alto ou problemas de pressão alta, um espasmo ou contração das paredes das artérias coronárias pode bloquear a passagem do sangue e provocar um ataque cardíaco. Entretanto, esses casos são menos comuns.
Leia também: Por que o coração não descansa como os outros músculos?
(Fonte: Getty Images)
É sempre bom lembrar que os sintomas de um ataque cardíaco podem aparecer com dias ou até mesmo semanas antes dele acontecer de fato. Por conta disso, é bom ficar atento às seguintes situações:
Caso perceba algum deles, é bom procurar por ajuda médica quanto antes para iniciar um tratamento, sendo que o primeiro passo é desobstruir a artéria entupida – o que muitas vezes é feito utilizando um cateter. Para outros casos, o mais recomendado é uma cirurgia de revascularização do miocárdio (a famosa ponte de safena).