Quais são as partes do corpo que acumulam mais germes?

25/10/2023 às 08:002 min de leitura

Partes do corpo que podem ser “esquecidas” durante o banho, como atrás das orelhas, a região entre os dedos dos pés e o umbigo, não recebendo a mesma higienização que as demais, são as mais propensas a acumular germes prejudiciais à saúde. É o que diz um novo estudo publicado na revista Frontiers in Microbiology, em setembro.

A pesquisa, conduzida por especialistas da Universidade George Washington (GW), nos Estados Unidos, objetivava investigar a “hipótese da avó”. Segundo o professor da instituição, Keith Crandall, sua avó sempre instruiu os netos a não se esquecerem de lavar as partes citadas ao tomar banho, o que segundo ela ajudava a evitar certas doenças.

O diretor do Instituto de Biologia Computacional da GW decidiu, então, verificar a composição do microbioma — conjunto de micróbios que vivem no corpo humano — da pele. Para testar a hipótese defendida pela avó, a equipe liderada por Crandall analisou os germes presentes nas áreas úmidas, secas e oleosas da pele.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Ele reuniu 129 estudantes de graduação e pós-graduação da instituição, que coletaram suas próprias amostras, esfregando pontos úmidos e oleosos da pele, além de partes secas como panturrilhas e antebraços. O material teve o DNA extraído e sequenciado, com o resultado confirmando o que a vovó já sabia.

Problemas de pele

Ao comparar o microbioma de diferentes áreas da pele, os cientistas descobriram que as regiões não negligenciadas no banho, como antebraços e panturrilhas, têm um microbioma muito mais diverso do que as demais partes. Isso significa “uma coleção potencialmente mais saudável de micróbios”, segundo Crandall, em comunicado.

Por outro lado, os pontos críticos, como foram chamadas as áreas lavadas com menos frequência, apresentam a combinação perfeita para o acúmulo de germes causadores de problemas. O estudo afirma ainda que as bactérias prevalentes nestas partes são originárias de ambientes aquáticos e úmidos.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Como elas geralmente têm a função de decompor matéria morta e, em determinados casos, atuar na fermentação de bebidas, podem gerar odores desagradáveis nas áreas impactadas. O problema afeta as partes oleosas (atrás das orelhas) e úmidas (entre os dedos dos pés e umbigo).

O autor principal do estudo cita ainda que o acúmulo de germes prejudiciais é capaz de causar doenças como o eczema, caracterizado por erupções cutâneas e coceira. A acne também pode ser resultado da presença dos germes que desequilibram o microbioma da pele.

Mudando os hábitos de limpeza

Para evitar os problemas mencionados pela pesquisa, o primeiro passo é seguir as recomendações da avó. Ou seja, não se esquecer de lavar bem atrás das orelhas, a área entre os dedos e o umbigo, assim como todo o corpo, na hora do banho.

Segundo Crandall, a opção por hábitos de limpeza mais completos é capaz de alterar a qualidade dos micróbios que vivem na pele, melhorando o seu estado de saúde.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: