Por que nos sentimos ansiosos depois de consumir álcool?

13/12/2023 às 02:002 min de leitura

Você já acordou depois de ter tomado todas com seus amigos no dia anterior sentindo seu coração disparado, com a sensação de que o mundo está acabando e que todo mundo te odeia? A ressaca moral, também conhecida como ansiedade pós-bebedeira, é um dos sintomas mais comuns sentidos por pessoas que exageraram na dose de álcool no outro dia.

De acordo com estudos, isso acontece porque o consumo de álcool afeta vários sistemas de neurotransmissores, que são substâncias químicas que os neurônios usam para se comunicar entre si. Entre eles, os mais afetados são o ácido gama-aminobutírico (GABA) e o glutamato. 

Efeitos do álcool no cérebro

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

O equilíbrio da atividade do glutamato e do GABA no cérebro é o principal regulador do equilíbrio da excitação humana e da inibição dos circuitos cerebrais, afirma o presidente de psiquiatria de Yale e codiretor do Instituto Nacional sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo (NIAAA) dos EUA, John H. Krystal.

O GABA é um neurotransmissor inibitório, reduzindo a resposta de um neurônio a estímulos quando se liga aos receptores. Acredita-se que a sinalização GABA no cérebro tenha um papel na redução do medo e da ansiedade. Alguns medicamentos usados para tratar transtornos de ansiedade, como os benzodiazepínicos, atuam diretamente nesses receptores. Por sua vez, esse neurotransmissor é produzido quando o glutamato é convertido nele por meio de uma enzima.

Ao contrário do GABA, o glutamato aumenta a excitabilidade dos neurônios.  “O glutamato é o principal transmissor excitatório do córtex cerebral, sendo responsável por cerca de 90% da comunicação sináptica entre as células nervosas. Em muitos aspectos, o glutamato é a principal 'rodovia da informação' do cérebro”, dizem os pesquisadores.

A intoxicação alcoólica em níveis baixos produz uma mistura de efeitos pró-GABA e pró-glutamato. Com níveis mais elevados dessa intoxicação, a inibição da excitação acaba tomando conta, produzindo sono e, em doses tóxicas, pode ser potencialmente fatal. Isso é o que experimentamos quando exageramos na dose de bebedeira.

Ansiedade na ressaca

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Segundo o estudo, embora ter muita ativação de GABA quando estamos bêbados possa aliviar a nossa ansiedade, isso também pode criar uma forma de destemor que desinibe inadequadamente o comportamento. Por esse motivo, podemos ver pessoas "passando vergonha" quando estão bêbadas demais da conta.

Então, se o álcool pode reduzir a ansiedade quando estamos intoxicados, por que nos sentimos mal mentalmente na manhã seguinte? Após um período de maior sinalização GABA e menos sinalização de glutamato, o cérebro tenta corrigir esse desequilíbrio de alguma forma, adaptando os sistemas de neurotransmissores para fazer o processo reverso.

Quando o álcool é retirado, os receptores GABA ficam menos funcionais, produzindo menos inibição e resultando em aumento da excitação. Ao mesmo tempo, mais glutamato passa a ser liberado. Como resultado, a produção de ansiedade cresce rapidamente e, em casos mais graves, convulsões e danos às células nervosas podem surgir.

Por esse motivo, especialistas recomendam que as atividades clássicas para ressaca sejam exercidas: descansar, comer e hidratar-se. Como não há como acelerar a recuperação do cérebro após o uso de álcool, você infelizmente terá que aturar esse desequilíbrio no seu sistema até voltar ao seu normal. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: