Por que emagrecer durante o inverno é mais difícil?

07/02/2024 às 04:302 min de leitura

Durante o verão, isso mal vem à mente, já que só pensamos em ingerir refeições mais leves — algo que se alinha com os objetivos de quem decidiu adotar uma dieta mais saudável em 2024.

Mas é necessário pensar além disso, já que nos próximos meses teremos uma maior incidência de dias com temperaturas mais amenas. Isso porque o inverno tem o poder de mudar o funcionamento do nosso organismo e até mesmo interferir na dieta.

As baixas temperaturas fazem com que o nosso corpo sofra alterações para se adaptar melhor. Na pele, por exemplo, os vasos ficam fechados, com menos dilatação; o metabolismo, por sua vez, fica mais acelerado, produzindo mais calor e mantendo a temperatura corporal em equilíbrio.

Há quem cogite que isso é um ótimo indicativo que é mais fácil perder peso durante o inverno. No entanto, depende muito dos hábitos alimentares!

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Por que perder peso quando está frio é mais difícil?

Esse aumento do metabolismo se reflete no aumento de outras funções corporais. E como o nosso organismo possui reservas de calorias, ele tende a utilizá-las durante esse período do ano. Resultado: muitos acreditam que podem se aproveitar disso para exagerar nas refeições sem engordar, o que é um engano.

Devido à combinação desses motivos, corremos o risco de ceder às tentações e acumular ainda mais calorias. O jeito é recorrer a alimentos mais saudáveis para se manter em equilíbrio, e felizmente, opções para isso não faltam.

Os grãos podem fazer toda a diferença nos dias mais frios, como arroz integral, linhaça, quinoa, lentilha e feijão. As sopas podem ser bastante diversificadas com abóbora e alho-poró, entre outros legumes e vegetais. Isso sem falar na famosa canja, que reúne nutrientes que podem ser bem úteis na recuperação quando estamos resfriados ou com alguma outra doença.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

De olho na saúde durante o inverno

Por falar nisso, o inverno também é a estação em que o sono e a preguiça falam mais alto. Para piorar, as gripes também tendem a se espalhar mais. O frio, por si só, impacta nas vias aéreas, uma vez que ficam mais rígidas.

E também é quando o coração bate mais depressa, por ser a estação que exige mais do sistema cardiovascular. Ou seja, quem apresenta uma maior vulnerabilidade, tem mais risco de sofrer infarto e arritmia.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Por outro lado, quem deseja perder alguns quilos não deve recorrer apenas a uma dieta equilibrada, mas também a uma rotina de exercícios. No inverno, até esse último ponto acaba sendo negligenciado em meio ao desejo de estar descansando num ambiente aconchegante.

Para os sedentários, pode ser ainda pior, já que a contração muscular pode se refletir em desconforto e dores, frutos da falta de movimentação adequada. Para reverter isso, não há segredo, é necessário se exercitar.

Mas quanto a investir numa dieta para perder peso, é importante fugir de receitas milagrosas que promovem mudanças muito bruscas na alimentação. Afinal, gastamos mais energia e precisamos estar bem nutridos durante a estação. Sem falar que são justamente essas dietas que costumam ser abandonadas mais facilmente — e o objetivo é justamente o oposto.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: