Ciência
26/10/2016 às 05:31•1 min de leitura
1 – De todos os cânceres diagnosticados em mulheres, 30% são de mama.
2 – Os cânceres de mama são os que oferecem os maiores índices de sobrevivência ao longo de um período de cinco anos.
3 – Tanto que 85% dos pacientes diagnosticados com câncer de mama sobrevivem por mais de meia década.
4 – O risco de uma mulher desenvolver câncer de mama praticamente duplica se ela tiver um parente em primeiro grau — como mãe, irmã ou filha — que tenha sido diagnosticado com a doença.
5 – Estudos sugerem que entre 5% e 10% dos casos de câncer de mama são provocados por mutações genéticas hereditárias.
6 – A prática de exercícios físicos regulares — como fazer simples caminhadas, por exemplo — reduz o risco de surgimento do câncer de mama em 25%.
7 – Existe um sutiã nos EUA equipado com sensores de calor capazes de detectar sinais de câncer de mama até seis meses antes que uma mamografia poderia. O custo da peça é de US$ 1 mil — ou o equivalente a pouco mais de R$ 3 mil.
8 – Os fatores de risco mais significativos para o surgimento do câncer de mama são o gênero (feminino) e a idade (mais precisamente, o envelhecimento).
9 – Mulheres que tiveram câncer de mama podem apresentar recidiva, ou seja, a doença pode reaparecer através de metástases, atingindo outros órgãos. Infelizmente, isso pode acontecer em 30% dos casos.
10 – No Brasil, a proporção do número de mortes por câncer de mama com respeito ao número total de falecimentos no país passou de 1,8% entre 1991 e 1994 para 2,6% entre os anos de 2007 e 2010.