
Estilo de vida
15/12/2011 às 16:04•2 min de leitura
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The Sex Profile from ESTER on Vimeo.
Você já parou para se perguntar qual é o seu perfil sexual? Todos nós temos preferências que podem ser usadas para identificar diversos comportamentos na cama. Ou ainda, podem servir para incentivar os jovens a fazer sexo seguro.
E essa foi a grande sacada que a agência Ester e o Comitê de Prevenção a Aids de Estocolmo (Suécia) usaram em uma campanha para conscientizar as pessoas sobre a importância da camisinha. Ao notar que apenas uma pequena parcela dos jovens suecos praticava sexo seguro, representando uma das menores taxas da Europa, o governo resolveu tomar providências e fazer do preservativo um parceiro divertido na hora H.
Camisinhas em edição especial para conscientizar os jovens.
Fonte: Divulgação
Para alcançar os jovens de maneira descontraída, foi criado um aplicativo que detectaria as preferências sexuais dos mais diferentes tipos de casais. Isso despertou a curiosidade dos suecos e surtiu bons resultados.
A campanha começou com a distribuição de 50 mil preservativos na capital da Suécia. As camisinhas possuíam uma embalagem criada especialmente para o projeto e que continha um QR Code para que os usuários baixassem um aplicativo em seus smartphones.
O aplicativo media o ritmo, a duração e o barulho produzido durante o sexo.
Fonte: Divulgação
E aí começava a diversão! Com o aplicativo era possível medir o ritmo, a duração e o barulho produzido durante o sexo a partir do momento em que a camisinha fosse usada. A ideia é que o casal fizesse uma paradinha para colocar o preservativo e ligar o aplicativo sem que isso causasse constrangimentos.
Assim que a relação terminasse, o aplicativo solicitava algumas informações para definir o perfil do usuário. Idade, cor dos cabelos, personalidade, gosto musical, signo, time de futebol e até mesmo o seu animal de estimação faziam parte do questionário. Assim que tudo estivesse preenchido, o aplicativo mandava os dados automaticamente para o site da campanha.
Os dados da relação sexual iam automaticamente para o site da campanha.
Fonte: Divulgação
Reunindo as informações fornecidas pelo usuário e as medições feitas durante o sexo, o site exibia gráficos que mostravam como foi a relação. Outra opção era navegar e buscar determinados perfis para conferir as preferências sexuais de pessoas diferentes. Assim era possível comparar os desempenhos ou mesmo buscar parceiros.
Depois que vários usuários passaram a usar o aplicativo, o site obteve dados suficientes para entender um pouco mais sobre a vida sexual dos jovens suecos. Com o cruzamento das informações foi possível descobrir, por exemplo, o número de pessoas que fizeram sexo no centro da cidade em determinado fim de semana, que os donos de cachorros fazem mais barulho durante a relação do que aqueles que têm gatos ou que os roqueiros louros preferiam sexo de madrugada. Essas mensagens foram espalhadas ao redor da cidade e no site da campanha, despertando ainda mais a curiosidade das pessoas.
As diferentes mensagens espalhadas pela capital sueca.
Fonte: Divulgação
O resultado final foi um sucesso! O número crescente de tweets ajudou a divulgar a campanha, que registrou quase seis mil gráficos durante a temporada de verão europeu – totalizando cerca de 140 horas de sexo e um volume que alcançou a marca de 54 decibéis. Além disso, o principal alvo da campanha também foi conquistado: 39% dos jovens suecos declararam que começaram a ter uma atitude mais positiva em relação à camisinha depois de participar da campanha.