Você já ouviu falar a respeito do enigmático grupo “Cicada 3301”?
2.587
Compartilhamentos

Você já ouviu falar a respeito do enigmático grupo “Cicada 3301”?

Último Vídeo

Há pouco mais de cinco anos — mais precisamente, em janeiro de 2012 —, uma estranha imagem apareceu em um famoso fórum obscuro da internet chamado 4chan, frequentado por hackers e nerds. Tratava-se do simples quadrado negro que você pode ver a seguir:

A imagem, como você viu, continha apenas um pequeno texto em branco que dizia: “Olá. Estamos procurando indivíduos altamente inteligentes. Para encontrá-los, nós criamos um teste. Há uma mensagem oculta nesta imagem. Encontre-a, e ela colocará você no caminho para nos achar. Estamos ansiosos para conhecer os poucos que conseguirão chegar ao final. Boa sorte. 3301”. E, com isso, o desafio estava lançado.

Ponto de partida

A primeira pista se encontrava no código da imagem postada no fórum e consistia na mensagem: TIBERIVS CLAVDIVS CAESAR says “lxxt>33m2mqkyv2gsq3q=w]O2ntk”. Ela, por sua vez, se encontrava codificada por meio da Cifra de César, uma simples técnica de criptografia em que cada caractere do texto corresponde a uma letra diferente do alfabeto. Veja:

Depois de a combinação ser decifrada, ela revelava uma URL que hospedava a imagem que você verá abaixo. A mensagem dessa vez dizia “WOOPS – Apenas pistas falsas por aqui. Parece que você não consegue adivinhar como descobrir a mensagem”. Pois essa imagem escondia outra pista e, após o arquivo ser analisado por meio da esteganografia — que se baseia em ocultar uma mensagem dentro de outra —, ela revelava um código de livro. Confira a imagem:

O código oculto era composto por uma lista de 75 combinações de números separados por dois pontos, como 1:20 e 2:3, por exemplo, que consistiam em instruções que deveriam ser aplicadas a um texto — onde a 1:20 significava que a 1ª letra da 20ª linha deveria ser eliminada. Pois o código levava a uma URL no Reddit que continha frases e sequências de pontos e linhas aparentemente aleatórios, bem como uma série de símbolos estranhos.

Com um pouco de especulação, descobriu-se que os símbolos eram numerais maias e serviam para decodificar as frases e linhas da página. O texto, depois de ser decifrado, trazia informações a respeito do Rei Artur, e após o código de livro ser aplicado, a mensagem exibia outras duas imagens. Você achou a coisa toda complicada demais até agora? Pois ela fica muito, muito pior!

E o desafio continua

As duas imagens continham charadas que, após serem solucionadas, revelavam a sequência numérica “2143909608”, que correspondia a um telefone no Texas. Esse número, por sua vez, levava a uma mensagem de voz que dizia: “Muito bem. Você se saiu bem. Há três números primos associados com a imagem original final.jpg?w=1040. e 3301 é um deles. Você precisa encontrar os outros dois. Multiplique todos os três números juntos e adicione um .com para encontrar o próximo passo. Boa sorte. Adeus.

Voltando à imagem original — aquele quadrado preto com o texto em branco que você viu no início da matéria —, descobriu-se que sua altura e sua largura correspondiam a números primos. Pois fazendo os cálculos indicados pela pista, o resultado levava a uma página da internet com a imagem de uma cigarra (ou “cicada” em inglês, daí o nome do desafio) e um cronômetro em contagem regressiva.

A figura da cigarra trazia a mensagem “a paciência é uma virtude” codificada, e o contador, depois de zerado, revelava uma série de coordenadas geográficas. Elas correspondiam a postes espalhados por vários países do mundo — incluindo Rússia, Estados Unidos, Japão, Polônia, Coreia do Sul e Austrália — que tinham cartazes com o desenho de uma cigarra e um código QR.

Pois as informações presentes em todos os postes combinadas levavam a outras duas imagens que, para variar, também guardavam mensagens ocultas. Segundo revelaram alguns participantes do desafio, elas continham uma série de referências literárias, como um poema de William Gibson chamado “Agrippa”, a 11ª Edição da Encyclopedia Britannica, o livro “O Casamento do Céu e Inferno”, de William Blake, e o “Livro da Lei”, de Aleister Crowley. E depois de aplicar o código de livro aos textos, eles revelavam...

Cicada 3301

As pistas presentes nos textos levavam a um endereço anônimo na internet que mostrava a seguinte mensagem: “Você já compartilhou demais até aqui. Nós queremos os melhores, não os seguidores. Portanto, os poucos primeiros que chegarem receberão o prêmio”. A partir daqui, a coisa se torna mais obscura ainda, mas existem relatos de que outras pistas foram surgindo, levando a outras mensagens e enigmas.

No entanto, sabemos que os “primeiros” conseguiram vencer as etapas que descrevemos acima em cerca de um mês, e um rapaz chamado Marcus Wanner — que teria sido um deles — contou que, após decifrar todas as charadas, recebeu um email dos organizadores do desafio. Segundo deduziu, o Cicada 3301 era uma espécie de sociedade secreta sem afiliação oficial com qualquer governo ou exército, mas com conexões com diversas organizações internacionais.

O grupo teria sido criado por amigos que compartilhavam de ideais como garantir a liberdade de informações e aumentar a privacidade e o anonimato na Era Digital, e seu propósito era criar ferramentas para garantir que seus objetivos fossem alcançados. Pois esses amigos começaram a recrutar outros amigos, e o Cicada 3301 acabou crescendo e se espalhando pelo mundo. No entanto, tudo o que se “sabe” sobre a organização não passa de especulação.

Quem são eles, afinal?

Desde o primeiro enigma lançado em 2012, o grupo vem criando novos desafios — cada vez mais complexos e mirabolantes — para “recrutar” novos membros todos os anos. E apesar de se falar muito a respeito do Cicada 3301 pelos recantos obscuros da internet, ninguém sabe com certeza quem são as pessoas por trás da organização, qual é o seu alcance nem seu real propósito. Entretanto, existem algumas teorias interessantes.

Há quem acredite que o grupo seja formado por bancos globais que talvez estejam tentando estabelecer uma nova moeda digital, que se trata de agências governamentais de inteligência — como a CIA a NSA e o MI6, por exemplo — tentando recrutar indivíduos com talentos extraordinários para a criptografia ou, ainda, de algum think tank focado na liberdade de informação e privacidade individual.

Coincidentemente, alguns dos países onde os cartazes com pistas foram afixados nos postes também são os locais que contam com os melhores e mais talentosos hackers e especialistas em segurança em TI do mundo. Além disso, o conteúdo das pistas deixadas pelo grupo — como as sequências numéricas, os números primos e as referências literárias — sugerem que se trata de pessoas intelectuais e ideologicamente motivadas.

Contudo, devido ao secretismo e ao modo de atuação do Cicada 3301, também já foi sugerido que a organizção estaria associada com os Illuminati, com a Maçonaria, e até com os Templários!

Existe ainda a teoria de que o grupo seria uma espécie de seita satanista fundada por sujeitos influentes descontentes com o rumo que o mundo está tomando. Assim, a organização seria estruturada em células compartimentalizadas para evitar o vazamento de informações e atuaria nas mais diversas áreas. E você, caro leitor, tem algum palpite?

*Publicado originalmente em  6/11/2015.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas! 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.