Cientistas definem o tempo de vida habitável na Terra

19/09/2013 às 07:571 min de leitura

Não se preocupe, há tempo suficiente para você viver e realizar tudo o que quer neste planeta. De acordo com um estudo recente, com resultados publicados na última edição da revista Astrobiology, a Terra tem pela frente pelo menos mais 1 bilhão e 750 milhões de anos com condições de abrigar vida.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, utilizaram métodos de comparação com o tempo de vida habitável em outros planetas, especialmente exoplanetas que se encontram fora do nosso sistema solar.

Foram consideradas as chamadas zonas habitáveis, que significam o período de tempo em que alguns planetas teriam condições de sustentar formas de vida com base na temperatura da superfície, na distância em relação à sua estrela e fonte de energia, e na possibilidade de manter água em estado líquido.

Com isso, foi possível definir que a Terra começará a se aquecer dentro de 1,75 a 3,25 bilhões de anos a partir de agora, e que depois desse período sua temperatura ficará tão quente que até os mares vão evaporar.

Nova casa

É claro que muito antes do planeta se aquecer a esse ponto, os humanos terão que encontrar um novo local para viver. Vidas inteligentes e complexas como nós são muito mais sensíveis a variações de temperatura, e os efeitos da mudança climática serão sentidos pelos homens muito antes que outras formas de vida.

Curiosamente, de acordo com esses cientistas, se futuramente os terráqueos precisarem de um novo planeta para habitar, o melhor lugar para viver deve ser Marte. O nosso vizinho vermelho vai estar dentro da zona habitável até o fim da vida do Sol, o que ocorre daqui a seis bilhões de anos.