
Ciência
09/12/2013 às 12:17•2 min de leitura
Segundo uma notícia divulgada pelo pessoal do History, uma questão que preocupa pesquisadores de todo o mundo é o que aconteceria se os polos magnéticos da Terra sofressem uma inversão. Uma matéria sobre esse tema já foi publicada aqui no Mega Curioso, na qual falamos sobre a probabilidade de que um evento como esses ocorra e quais seriam as possíveis consequências para a vida no nosso planeta.
Fonte da imagem: Reprodução/ESA
O campo magnético terrestre — além de fazer com que as bússolas apontem para o norte ou para o sul — tem várias funções, como o importante papel de desviar partículas de radiação emitidas pelo Sol, evitando, dessa forma, que elas interajam com a atmosfera. Uma das consequências dessa interação seria uma série de reações químicas que poderiam desencadear o surgimento de buracos na camada de ozônio.
Fonte da imagem: Reprodução/NASA
Além disso, uma inversão também poderia afetar o fornecimento de energia elétrica e o funcionamento de satélites de telecomunicações, o que provocaria um verdadeiro caos em escala mundial. O problema é que, de acordo com evidências apontadas pelos cientistas, há algum tempo o enfraquecimento do campo magnético vem sendo observado, e tudo parece indicar que os polos da Terra estão se preparando para sofrer uma inversão.
Fonte da imagem: Reprodução/NASA
Por sorte, esse tipo de evento costuma demorar alguns milhares de anos para ser concluído e, por essa razão, a Agência Espacial Europeia lançou um programa — chamado Swarm — para monitorar o comportamento e alterações no campo magnético terrestre. O estudo consiste na coleta detalhada de dados através de três satélites que, durante os próximos quatro anos, devem observar o campo a partir do interior do planeta até as camadas mais superiores da atmosfera.
De acordo com ESA, se uma inversão realmente estiver em progresso, existe o risco de que a nossa sociedade entre em colapso e o mundo atual sofra um enorme retrocesso. Portanto, o programa é de vital importância para que estejamos preparados para o caso de que esse evento realmente ocorra.