13 curiosidades com tudo o que você precisa saber sobre a Oktoberfest
54
Compartilhamentos

13 curiosidades com tudo o que você precisa saber sobre a Oktoberfest

Último Vídeo

Nesta segunda-feira (5) chega ao fim a Oktoberfest deste ano – mas calma lá, estamos falando da edição alemã (e original) da festa, que, em 2015, teve início em 20 de setembro. Conhecida como uma das maiores celebrações para os beberrões, a Oktober tem uma origem muito antiga!

Além da Alemanha, diversos outros países organizam suas Oktobers. Confira onde mais o festival ocorre, além de outras curiosidades bem interessantes sobre a festa:

Você sabia que Einstein já trabalhou na Oktoberfest? Descubra essa e outras curiosidades sobre a festa e depois comente no Fórum do Mega Curioso

1. Origem

A festa começou lá no longínquo ano de 1810, mais precisamente no dia 12 de outubro, como forma de celebrar o casamento entre o príncipe Luis I, futuro Rei da Baviera, e a princesa Teresa da Saxônia. Para a ocasião, todos os cidadãos de Munique foram convidados a participar do evento que contava com uma divertida corrida de cavalos em seu último dia de festejos.

A primeira festa contou com 40 mil espectadores que, durante uma semana, beberam vinhos produzidos na região que ficou conhecida como Gramado de Teresa. Por conta do sucesso, a festa se repetiu no ano seguinte. E no próximo. E no próximo. E assim nasceu a Oktoberfest!

Registro da primeira Oktoberfest, feita para celebrar um casamento real e que contou com um corrida de cavalos

2. Popularização

Trinta anos depois do casamento real que deu origem à festa, os primeiros trens chegavam a Munique. Com isso, o evento, que já era um sucesso, tomou proporções ainda maiores. Eram organizados campeonatos de boliche e tablados de dança, além de diversas competições tradicionais da época.

Em meados dos anos 1800, a Oktoberfest também era um grande polo fotográfico, já que os artistas alemães locais popularizaram a arte de registrar os eventos em imagens. Como o público era enorme, a festa era uma ótima oportunidade de eles mostrarem o seu trabalho.

Oktober se popularizou ainda mais quando as linhas de trens chegaram a Munique

3. A chegada da cerveja

Levou mais de 100 anos para que a cerveja se tornasse oficialmente a bebida da Oktoberfest. Isso aconteceu em 1918, na mesma época em que o cinema começou a mostrar cenas do evento, ajudando-o a se transformar na festa das “mil atrações”.

Como a cerveja era uma bebida benéfica, os cartunistas retratavam as “batalhas” dos foliões por copos sempre cheios de maneira extremamente divertida. Isso ajudou ainda mais a Oktober a se espalhar como uma festa alegre e para toda a família. Atualmente, cerca de 7 milhões de litros de cerveja são consumidos todos os anos por mais de 10 milhões de pessoas que lotam as ruas de Munique.

Além disso, algumas regras são específicas para o consumo da loura na celebração. Primeiro de tudo: apenas as que forem fabricadas na região de Munique recebem autorização para serem consumidas na Oktober. E o teor alcoólico da bebida dourada é um pouco maior se comparado com as mais tradicionais marcas do mercado, variando entre 6 e 11%.

A cerveja só se tornou a bebida oficial da festa em 1918

4. Os anos sombrios

Apesar de possuir mais de 200 anos de história, em 24 ocasiões a Oktoberfest não pôde ser realizada. Isso aconteceu nos anos em que a Alemanha esteve envolvida em grandes guerras, nos anos 1923 e 1924 (por conta da inflação altíssima), além de anos em que houve epidemias de cólera. Porém, desde 1945 a festa acontece ininterruptamente em Munique.

Desde 1945, a Oktoberfest ocorre sem interrupções

5. Propaganda nazista?

Nem tudo são flores na história da festa: no começo dos anos 30, Hitler aumentava seu poder sobre a Alemanha e se apropriou da Oktober para difundir seus ideais nazistas. Tanto que em 1933 os judeus foram proibidos de trabalhar nos campos de produção de cerveja.

Adolf Hitler utilizou a popularidade da festa para difundir seus ideais nazistas no começo dos anos 1930

6. Cada um no seu quadrado

Uma curiosidade sobre a festa alemã é que apenas as pessoas sentadas às mesas do evento é que podem beber cerveja. É isso mesmo! Nada de ficar circulando com seu caneco por aí! E você acha que a tarefa é fácil? Não é! Como as tendas dos eventos abrem às 9h da manhã, em menos de uma hora elas já estão repletas de beberrões que são capazes de ficar ali o dia inteiro – ou seja, trate de chegar cedo!

Só quem está sentado nos pavilhões pode consumir a cerveja

7. Desfile de tradições

No primeiro domingo da Oktoberfest de Munique, acontece o tradicional desfile com roupas típicas e músicas alemãs da região da Baviera. Anualmente, cerca de 10 mil pessoas participam da parada, que inclui danças culturais e muita diversão.

Desfile acontece no primeiro domingo da festa e reúne 10 mil foliões

8. Oktoberfest em setembro?

Como falamos no começo deste artigo, a edição de 2015 da Oktober teve início em 20 de setembro – ué, mas, como o próprio nome diz, ela não deveria ser em outubro? Bem, em tese, sim. Mas devemos lembrar que, no Hemisfério Norte, quanto mais o ano se aproxima do final, mais o frio aumenta – lá, a friaca de outono começa justamente quando temos o início da primavera no Brasil.

Por isso, em 1872, os foliões mais apressadinhos em curtir uma festa com o clima mais agradável anteciparam as comemorações para os últimos dias de setembro. Desde então, a tradição permanece.

Desde 1872, a Oktober começa, na realidade, em setembro

9. Ela atrai gênios

Sabe quem já foi um dos funcionários da Oktoberfest de Munique? Nada mais nada menos que Albert Einstein! Ele foi eletricista e ajudou a montar uma das tendas do festival no ano de 1896. Atualmente, a festa gera cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos, com parque de diversão para as crianças (com 90 atrações) e muitos restaurantes para os adultos. No último ano, foram 140 diferentes – e os alimentos mais consumidos foram o frango e, é claro, o salsichón.

O mais famoso físico de todos os tempos trabalhou como eletricista na Oktoberfest

10. Paris Hilton banida

Todos os anos, algumas pessoas passam muito dos limites e, por isso, são banidas da festa. A maioria é por se tornar aquele bêbado inconveniente, mas você sabia que a socialite Paris Hilton foi expulsa da Oktober em 2006? Ela resolveu aparecer a caráter para divulgar uma marca de vinhos – só que não tinha autorização para isso. Por esse “crime”, Paris foi banida eternamente da Oktoberfest.

Paris Hilton foi banida por divulgar marca de vinho sem autorização

11. Recorde curioso

Sabe aquele tradicional copo de servir cerveja? Ele possui o nome de masskrug e tem capacidade para 1 litro da preciosidade. Em 2014, um garçom bateu o recorde de carregamento de masskrugs, ao servir 27 desses jarros para os beberrões!

Os masskrugs têm capacidade para 1 litro de cerveja

12. Oktoberfest ao redor do mundo

Apesar de o festival de Munique ser o mais tradicional, outras cidades sediam suas próprias versões da Oktober. Nos Estados Unidos, por exemplo, a maior delas fica em Cincinnati, no estado de Ohio, que foi colonizado por alemães. Porém, os norte-americanos também podem bebemorar em Denver e em Leavenworth. Eventos similares também acontecem em países como Argentina, Hong Kong, Vietnã, Itália e Austrália.

Oktober de Cincinnati é uma das maiores do mundo, com cerca de 500 mil foliões anuais

13. E no Brasil?

A primeira Oktoberfest brasileira aconteceu na cidade catarinense de Itapiranga, em 1978. Porém, é a versão de Blumenau que sedia a principal festa aqui em nosso país. Ela começou em 1984 e, anualmente, reúne mais de 600 mil pessoas. Neste ano, a festa será de 7 a 25 de outubro, com eventos diários para celebrar a tradição, a moda, a culinária, a dança e a música alemã!

Blumenau recebe cerca de 600 mil foliões por ano em sua Oktoberfest

***

Então, já sabe: está na hora de você vestir os tradicionais dirndl (para as mulheres) e lederhose (para os homens) e de se esbaldar nas marchinhas alemãs da festa que se originou há mais de 200 anos.

E sempre vale um recado: a Oktoberfest é uma celebração da cultura alemã, em todos os seus aspectos. Se você for até lá para beber, divirta-se de montão! Só evite a direção, combinados?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.