Ciência
16/12/2013 às 10:46•1 min de leitura
De acordo com o site Venture Beat, a companhia norte-americana Nanobiosym desenvolveu um equipamento portátil capaz de detectar a presença — ou não! — do vírus HIV em menos de uma hora. O novo teste foi criado pela pesquisadora Anita Goel da Universidade de Harvard, e combina a biomedicina, a física e a nanotecnologia para a realização do diagnóstico.
O novo equipamento — batizado de GENE-Radar — tem o mesmo tamanho de um iPad e só requer uma gotinha de sangue ou uma pequena quantidade de saliva do paciente para a realização do teste. O material coletado é, então, colocado em um nanochip que, por sua vez, é inserido no equipamento que faz uma varredura dos fluidos corporais em busca de sinais específicos que indiquem a infecção pelo vírus.
Segundo a publicação, o dispositivo foi desenvolvido para ser utilizado em comunidades rurais da África Subsaariana, portanto, além de ser portátil, não requer o uso de eletricidade ou água corrente para funcionar. Os resultados são rápidos e as análises são mais baratas do que as alternativas disponíveis atualmente. O GENE-Radar está em fase testes em Ruanda, onde aproximadamente 90% das transmissões do HIV ocorrem de mãe para filho no nascimento.