Encheram o salão de uma galeria de arte com 100 crânios humanos gigantes

22/12/2017 às 10:512 min de leitura

Se você viu a imagem acima e foi logo imaginando que — finalmente — descobriram evidências de que uma espécie de humanos gigantes dominou a Terra antes de nós, mini terráqueos, surgirmos por aqui, saiba que não é nada disso! Os crânios fazem parte de uma exibição desenvolvida pelo artista australiano Ron Mueck, um cara de quem já falamos aqui no Mega Curioso e que se tornou famoso graças a suas impressionantes esculturas hiper-realistas.

Pilhas macabras

Desta vez, o artista decidiu produzir uma coleção de 100 crânios (hiper-realistas, evidentemente) feitos de fibra de vidro e resina e medindo cerca de um metro cada um. As caveiras se encontram empilhadas e esparramadas em um dos salões da National Gallery of Victoria — um famoso museu e galeria de arte de Melbourne, na Austrália — e a exibição ganhou o nome de Mass.

Menina olhando para crânio(Ron Mueck/Eugene Hyland)

Para criar os crânios, primeiro Mueck esculpiu as peças meticulosamente em argila e, depois criou, criou moldes para fazer as cópias. No entanto, cada uma das cabeças recebeu os toques finais e acabamentos a mão pelo artista, o que significa que, ao final do processo, nenhum dos crânios é igual ao outro. Assim, existem caveiras com mais dentes que outras, enquanto outras têm aparência mais deteriorada ou parecem maiores que as demais.

Pilhas de crânio(Ron Mueck/Sean Fennessey)

Foi um trabalho monumental e o mais curioso é que a exibição foi montada em um salão ocupado com pinturas europeias dos séculos 17 e 18 — e fazem um sinistro contraste com as figuras de lordes e ladies “emperucadas” e esnobes retratados nos quadros, lembrando a todos que ninguém escapa da morte.

Crânios e lordes(Ron Mueck/Sean Fennessey)

Mueck, que é natural de Melbourne, na verdade, foi um dos 100 artistas de 32 países diferentes que foram convidados pelos curadores da galeria para criar exibições especiais para celebrar o Triênio do museu — que começou no dia 15 de dezembro e deve durar até o dia 18 de abril do ano que vem. Veja mais crânios gigantes a seguir:

Galeria 1

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: