15 fatos sobre Harry Houdini, o ilusionista mais célebre da História

04/01/2018 às 06:413 min de leitura

1 – Apesar de ter ganhado fama internacional nos EUA, Houdini nasceu em Budapeste, na Hungria, em 1874. Sua família emigrou para a terra do Tio Sam quando Harry tinha 4 anos de idade.

2 – Aliás, “Harry Houdini” era apenas seu nome artístico, sendo o primeiro inspirado no apelido de criança do ilusionista, “Ehrie”, e o segundo em homenagem ao famoso mágico francês Jean Eugène Robert-Houdin. Seu nome de batismo era Ehrich Weiss.

3 – Houdini começou sua carreira nos EUA como trapezista e saltou para o estrelato depois de fazer uma turnê pela Europa — durante a qual ele se apresentava como ilusionista e escapista, desafiando os policiais dos países que visitava a tentar mantê-lo preso. No início da fama, ele ficou conhecido como “Rei das Algemas”.

Harry Houdini(Deadline/REX/Shutterstock)

4 – Harry desenvolveu diversos métodos para escapar de algemas, correntes e celas. Ele costumava “grudar” chaves ou pequenas ferramentas na sola do pé e no meio dos cabelos despenteados com adesivo, assim como esconder os objetos em compartimentos secretos nos sapatos.

5 – Sempre que tinha a oportunidade de checar os locais das apresentações de antemão, Houdini tentava ocultar peças que o ajudariam a escapar dos atos em barras de sabão ou sob o mobiliário. Ele também escondia chaves e outros dispositivos em caixas, latas, tanques e qualquer contêiner usado em seus truques, recorrendo aos objetos discretamente com os dentes ou com ganchos especialmente desenvolvidos para ajudá-lo a escapar.

6 – Harry inclusive chegou a criar algemas especiais que travavam quando eram exibidas para o público, mas que se soltavam assim que o escapista as virava para baixo.

Harry Houdini(Bio.com)

7 – Em sua visita a Moscou, na Rússia, o desafio de Houdini consistiu em escapar de uma van de transporte prisional. Caso falhasse, ele teria que ir até a Sibéria buscar as chaves para poder ser solto do veículo.

8 – Houdini certa vez processou um policial na Alemanha porque o oficial saiu falando que ele escapava em seus atos pagando suborno. O escapista ganhou o caso depois de abrir o cofre do juiz que estava julgando o caso.

9 – Harry gostava bastante de praticar esportes. Ele costumava correr, praticava boxe e fazia todo tipo de exercício físico — atividades que o ajudaram a ganhar a força, a resistência e o vigor necessários para realizar seus atos.

Harry Houdini(Coming Soon)

10 – Houdini também sabia pilotar e se tornou um ávido aviador. Ele foi a terceira pessoa a atravessar a Austrália a bordo de um biplano em 1910.

11 – Durante a Primeira Guerra Mundial, Houdini se apresentou diante de tropas norte-americanas e deu aulas aos soldados sobre como escapar de algemas, cordas e navios naufragados.

12 – Devido à imensa fama, ao acesso que ganhou a chefes de Estado e figurões poderosos, às frequentes viagens que fazia à Europa, à sua fluência no alemão e outros idiomas, bem como às suas habilidades, Houdini foi “recrutado” pelo Serviço Secreto Britânico e conseguiu obter informações vitais enquanto se apresentava para o Kaiser Wilhelm II, da Alemanha, e o Czar Nicolau II, da Rússia, e passá-las adiante.

Harry Houdini(The National Library of Israel)

13 – Harry Houdini cresceu em uma família judia — e se tornou maçom mais tarde.

14 – Um dos passatempos favoritos de Houdini era expor médiuns e pessoas que diziam ter poderes paranormais. Ironicamente, sua esposa, Bess Houdini, organizou sessões mediúnicas para contatar Harry depois de sua morte — e até hoje os encontros acontecem anualmente no Halloween, dia em que o ilusionista faleceu.

15 – E falando em morte, ele morreu no dia 31 de outubro de 1926, aos 52 anos, em decorrência de uma peritonite resultante de uma ruptura de apêndice que Houdini sofreu.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: