Ciência
04/01/2018 às 06:41•3 min de leitura
1 – Apesar de ter ganhado fama internacional nos EUA, Houdini nasceu em Budapeste, na Hungria, em 1874. Sua família emigrou para a terra do Tio Sam quando Harry tinha 4 anos de idade.
2 – Aliás, “Harry Houdini” era apenas seu nome artístico, sendo o primeiro inspirado no apelido de criança do ilusionista, “Ehrie”, e o segundo em homenagem ao famoso mágico francês Jean Eugène Robert-Houdin. Seu nome de batismo era Ehrich Weiss.
3 – Houdini começou sua carreira nos EUA como trapezista e saltou para o estrelato depois de fazer uma turnê pela Europa — durante a qual ele se apresentava como ilusionista e escapista, desafiando os policiais dos países que visitava a tentar mantê-lo preso. No início da fama, ele ficou conhecido como “Rei das Algemas”.
(Deadline/REX/Shutterstock)
4 – Harry desenvolveu diversos métodos para escapar de algemas, correntes e celas. Ele costumava “grudar” chaves ou pequenas ferramentas na sola do pé e no meio dos cabelos despenteados com adesivo, assim como esconder os objetos em compartimentos secretos nos sapatos.
5 – Sempre que tinha a oportunidade de checar os locais das apresentações de antemão, Houdini tentava ocultar peças que o ajudariam a escapar dos atos em barras de sabão ou sob o mobiliário. Ele também escondia chaves e outros dispositivos em caixas, latas, tanques e qualquer contêiner usado em seus truques, recorrendo aos objetos discretamente com os dentes ou com ganchos especialmente desenvolvidos para ajudá-lo a escapar.
6 – Harry inclusive chegou a criar algemas especiais que travavam quando eram exibidas para o público, mas que se soltavam assim que o escapista as virava para baixo.
(Bio.com)
7 – Em sua visita a Moscou, na Rússia, o desafio de Houdini consistiu em escapar de uma van de transporte prisional. Caso falhasse, ele teria que ir até a Sibéria buscar as chaves para poder ser solto do veículo.
8 – Houdini certa vez processou um policial na Alemanha porque o oficial saiu falando que ele escapava em seus atos pagando suborno. O escapista ganhou o caso depois de abrir o cofre do juiz que estava julgando o caso.
9 – Harry gostava bastante de praticar esportes. Ele costumava correr, praticava boxe e fazia todo tipo de exercício físico — atividades que o ajudaram a ganhar a força, a resistência e o vigor necessários para realizar seus atos.
(Coming Soon)
10 – Houdini também sabia pilotar e se tornou um ávido aviador. Ele foi a terceira pessoa a atravessar a Austrália a bordo de um biplano em 1910.
11 – Durante a Primeira Guerra Mundial, Houdini se apresentou diante de tropas norte-americanas e deu aulas aos soldados sobre como escapar de algemas, cordas e navios naufragados.
12 – Devido à imensa fama, ao acesso que ganhou a chefes de Estado e figurões poderosos, às frequentes viagens que fazia à Europa, à sua fluência no alemão e outros idiomas, bem como às suas habilidades, Houdini foi “recrutado” pelo Serviço Secreto Britânico e conseguiu obter informações vitais enquanto se apresentava para o Kaiser Wilhelm II, da Alemanha, e o Czar Nicolau II, da Rússia, e passá-las adiante.
(The National Library of Israel)
13 – Harry Houdini cresceu em uma família judia — e se tornou maçom mais tarde.
14 – Um dos passatempos favoritos de Houdini era expor médiuns e pessoas que diziam ter poderes paranormais. Ironicamente, sua esposa, Bess Houdini, organizou sessões mediúnicas para contatar Harry depois de sua morte — e até hoje os encontros acontecem anualmente no Halloween, dia em que o ilusionista faleceu.
15 – E falando em morte, ele morreu no dia 31 de outubro de 1926, aos 52 anos, em decorrência de uma peritonite resultante de uma ruptura de apêndice que Houdini sofreu.