Estátua de Voltaire abriga o verdadeiro coração do escritor

29/01/2018 às 11:002 min de leitura

François-Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire, foi um escritor francês que viveu entre os anos 1694 e 1778. Até hoje, várias de suas frases mais famosas ainda são compartilhadas – muitas, entretanto, com a referência errada. “Os homens erram, os grandes homens confessam que erraram”, “Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas suas respostas”, “Os infinitamente pequenos têm um orgulho infinitamente grande” e “Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo” são alguns dos pensamentos que permanecem atuais até hoje.

Essa genialidade fez com que Voltaire adquirisse muitos inimigos ao longo da vida. Por lutar pelas liberdades civis e pelos mais pobres, acabou sendo exilado. Ele só pode voltar para sua amada Paris em 1778, mas acabou chegando à capital francesa apenas um dia antes de morrer.

Como a realeza já havia “perdoado” sua luta pelos menos afortunados, foi sugerido que seu coração e seu cérebro fossem embalsamados para a posteridade – algo que já acontecia com soldados abatidos em campos de batalha, que tinham seus órgãos retirados e entregues a familiares por ser mais fácil de transportar do que seus corpos inteiros.

VoltaireVoltaire é um dos mais importantes escritores da França

O marquês Charles de Villette, escritor contemporâneo de Voltaire, conseguiu ficar com o coração, mantendo-o em uma caixa metálica com a inscrição: “Seu espírito está em toda a parte, seu coração está aqui”. Apesar disso, não demorou muito para que o próprio Estado reivindicasse a posse por conta de interesses nacionais. Desde então, o coração de Voltaire está em uma câmara na base de uma estátua sua localizada na Biblioteca Nacional da França, com sede em Paris, aberta ao público.

Já o cérebro é outra história... Apesar de ter sido embalsamado junto com o coração, durante o século 19 rolou uma desavença entre os descendentes de Voltaire e o governo francês que fez com que o órgão se extraviasse. Há boatos que ele acabou sendo vendido junto a um leilão de móveis e, por conta disso, tenha se extraviado. 

VoltaireEstátua que abriga o coração embalsamado do escritor

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: