Concurso de fotos de natureza na Oceania reúne imagens sensacionais
02
Compartilhamentos

Concurso de fotos de natureza na Oceania reúne imagens sensacionais

Último Vídeo

Você já ouviu falar em um concurso de fotografia chamado Australian Geographic Nature Photographer of the Year? A competição ocorre todos os anos e está focada em celebrar as paisagens naturais e a fauna da Oceania, o que significa que os retratos revelam um pouquinho das belezas da Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné e seus arredores.

Belezas naturais

De acordo com Michael Irving, do site New Atlas, os vencedores da edição 2018 do concurso já foram anunciados, e a imagem que ficou com a primeira colocação geral é a que você pode ver abaixo. Intitulada “Hide and Seek” — “Esconde-esconde” em tradução livre —, a imagem foi capturada por Tracey Jennings enquanto a fotógrafa mergulhava em Raja Ampat, na Indonésia, e mostra o momento em que um enorme cardume de peixes se dá conta da presença de um predador e começa a fugir. Confira:

Cardume de peixes(Tracey Jennings/Australian Geographic)

Incrível, né? No entanto, segundo Michael, o concurso contou, no total, com 2.288 imagens participantes e, portanto, o pessoal encarregado em selecionar os melhores retratos deve ter tido um baita de um trabalho! A seguir você pode dar uma olhadinha nas melhores fotos e em algumas menções honrosas na competição — e, claro, não deixe de opinar nos comentários (nós aqui do Mega sempre estamos de olho no que os leitores dizem por lá!):

1 – Camuflado

Animal camuflado(Igor Mikula/Australian Geographic)

Imagem vencedora na categoria “Retrato de Animal” — a foto, capturada por Igor Mikula, mostra um pequeno réptil da espécie Saltuarius cornutus nas proximidades do Lago Eacham, em Queensland, na Austrália.

2 – Água-viva

Água viva(Matthew Smith/Australian Geographic)

Imagem classificada entre as melhores na categoria “Retrato de Animal” — a foto foi capturada por Matthew Smith e mostra uma caravela-portuguesa da espécie Physalia utriculus.

3 – Brincando de cavalinho

Pássaros fofos(Dan Giselsson/Australian Geographic)

Imagem vencedora na categoria “Comportamento Animal” — a foto, capturada por Dan Giselsson, mostra um par de borrelhos-ruivos Elseyornis melanops em uma posição inusitada.

4 – Briga de faz de conta

Cangurus brincando(Georgina Steytler/Australian Geographic)

Imagem classificada entre as melhores na categoria “Comportamento Animal” — a foto, capturada por Georgina Steytler, mostra um par de jovens cangurus da espécie Macropus fuliginosus brincando de lutar.

5 – Cavalo-marinho

Cavalo marinho(Matthew Smith/Australian Geographic)

Imagem vencedora na categoria “Animal em seu Habitat” — a foto, capturada por Matthew Smith, mostra um cavalo-marinho da espécie Hippocampus whitei.

6 – Emus

Emus nas dunas(Josh Tagi/Australian Geographic)

Imagem classificada entre as melhores na categoria “Animal em seu Habitat” — a foto, capturada por Josh Tagi, mostra um par de emus (Dromaius novaehollandiae) correndo por algumas dunas.

7 – Refúgio no Manguezal

Peixes em maguezal(Andy Lewis/Australian Geographic)

Imagem vencedora na categoria “Botânica” — a foto, capturada por Andy Lewis, mostra um cardume de anchovas nadando entre as raízes de um manguezal (Rhizophora stylosa) situado próximo à Grande Barreira de Coral.

8 – Tempestade de neve

Tempestade de neve(Raoul Slater/Australian Geographic)

Imagem classificada entre as melhores na categoria “Botânica” — a foto, capturada por Raoul Slater, mostra uma porção de plantas da espécie Richea pandanifolia durante uma tempestade de neve em Waldheim, na Tasmania.

9 – Amanhecer

Amanhecer(Dylan Fox/Australian Geographic)

Imagem vencedora na categoria “Paisagem” — a foto, capturada por Dylan Fox, mostra o nascer do sol em Bluff Knoll, ponto mais alto do sudoeste da Austrália Ocidental.

10 – Depois das chamas

Bosque incendiado(Ben Goode/Australian Geographic)

Imagem classificada entre as melhores na categoria “Paisagem” — a foto, capturada por Ben Goode, mostra o panorama de uma área de Adelaide após a ocorrência de incêndios no local.

11 – Queda d’água

Chuva e cachoeiras(Peter Hill/Australian Geographic)

Imagem vencedora na categoria “Foto Monocromática” — a foto, capturada por Peter Hill, mostra um local conhecido como Junction Falls, situado em uma região montanhosa da Austrália chamada Montanhas Azuis, durante uma tarde chuvosa.

12 – Nadadora

Tartaruga nadando(Richard Wylie/Australian Geographic)

Imagem classificada entre as melhores na categoria “Foto Monocromática” — a foto, capturada por Richard Wylie, mostra uma tartaruga nadando de boas no Rio Orara, na Nova Gales do Sul.

13 – Bichinho fujão

Vombate fujão(Floyd Mallon/Australian Geographic)

Vencedora na categoria “Junior”, a foto, de Floyd Mallon, de 16 anos, mostra um vombate (Vombatus ursinus) correndo depois de se assustar com a presença do fotógrafo.

14 – Portões do Inferno

Fonte geotermal(Fionn Holyoak-Roberts/Australian Geographic)

Finalista na categoria “Junior”, a foto, de Fionn Holyoak-Roberts, também de 16 anos, foi capturada em uma fonte geotermal situada no Parque Geotermal Portas do Inferno, situado em Rotorua, na Nova Zelândia.

15 – Carcaça

Canguru morto(Ben Goode/Australian Geographic)

Imagem vencedora na categoria “Nosso Impacto” — a foto, capturada por Ben Goode, mostra a carcaça de um canguru vítima dos incêndios que atingiram os bosques de Adelaide na Austrália.

16 – Nosso lixo

Lixo na água(Justin Gilligan/Australian Geographic)

Imagem classificada entre as melhores na categoria “Nosso Impacto” — a foto, capturada por Justin Gilligan, mostra um cavalo-marinho (Hippocampus whitei) nadando próximo a uma embalagem plástica na Baía de Sydney.

17 – Bebês

Filhote de tartaruga(Matthew Smith/Australian Geographic)

Imagem vencedora na categoria “Espécies Ameaçadas” — a foto, capturada por Matthew Smith, mostra dois filhotinhos de tartaruga da espécie Eretmochelys imbricate, listada como criticamente ameaçada de extinção.

18 – Natação

Tartaruga ameaçada(Johnny Gaskell/Australian Geographic)

Imagem selecionada entre as melhores na categoria “Espécies Ameaçadas” — a foto, capturada por Johnny Gaskell, mostra uma tartaruga da espécie Chelonia mydas nadando nas proximidades da Ilha Heron, em Queensland.

19 – Dançando nas águas

Peixe nadando(Matthew Smith/Australian Geographic)

Peixe da espécie Alectis ciliaris fotografado por Matthew Smith — esse cara participou com uma porção de fotos! — nadando graciosamente.

20 – Moluscos

Moluscos(Matthew Smith/Australian Geographic)

Trio de moluscos machos (da espécie Sepia apama) rodeiam um indivíduo que eles pensam ser uma fêmea, mas... se trata de outro macho disfarçado. Adivinhe de quem foi a foto!

21 – Retrato de família

Leões marinhos(Matty Smith/Australian Geographic)

Família de leões-marinhos curiosos — da espécie Neophoca cinerea — nadando pertinho do fotógrafo (Matthew Smith, de novo!).

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.