10 curiosidades relacionadas com o Natal para despertar o espírito festivo

24/12/2020 às 04:002 min de leitura

1. Sabia que um levantamento realizado nos EUA em 2013 apontou que 1 em cada 3 judeus que vivem no país montam Árvores de Natal em suas casas durante as festas de fim de ano?

2. Ainda no tema dessa religião, os autores de algumas das músicas natalinas mais conhecidas nos EUA — e no mundo —, como “I’ll be Home for Christimas”, “The Christmas Song”, “Let It Snow, Let It Snow, Let It Snow” e “White Christmas” (você pode ouvir as canções nos links), eram judeus.

Minions natalinos(Giphy)

3. Como você sabe, Christmas é Natal em inglês. Mas você conhece a origem dessa palavra? Ela vem do antigo termo anglo-saxão Cristes maesse, que em inglês moderno significa “Christ’s mass” — ou “missa de Cristo”.

4. E ainda sobre o Natal nos EUA, a festividade foi considerada ilegal por lá até 1836 por conta de suas raízes pagãs.

Enfeite de natal(Giphy)

5. As primeiras Árvores de Natal artificiais surgiram na Alemanha, no século 19, e eram feitas de penas de ganso tingidas de verde que eram presas em galhos feitos de arame.

6. Já as primeiras Árvores de Natal de plástico apareceram em 1930, depois que um fabricante daquelas escovinhas de limpar vasos sanitários (sabe quais?) norte-americano decidiu produzir os itens em massa. Aliás, as unidades mais antigas inclusive eram feitas com o mesmo material, só que pintadas de verde.

Árvore de Natal caindo(Giphy)

7. As luzinhas decorativas foram criadas antes, em 1882, e quem teve a ideia foi um assistente de Thomas Edison chamado Edward Johnson. De qualquer forma, os adereços só começaram a ser produzidos em massa em 1890. E antes de seu surgimento, as Árvores de Natal costumavam ser iluminadas com pequenas velas, um costume que data de meados do século XVII — e que, cá entre nós, deve ter causado incontáveis incêndios!

Mulher com guirlanda na cabeça(Giphy)

8. Uma pesquisa realizada há alguns anos — com dados obtidos a partir do Facebook — apontou que as semanas que antecedem o Natal são o período mais popular para o término de relacionamentos amorosos.

9. Na Nova Zelândia, é proibido veicular comerciais de TV na Sexta-Feira Santa, na Páscoa, no Dia ANZAC — celebrado em 25 de abril para lembrar a Batalha de Gallipoli, na 1ª Guerra Mundial — e no Natal.

Muitas cenas natalinas(Giphy)

10. Embora o Natal seja celebrado em muitos países no dia 25 de dezembro, boa parte das nações da Europa Oriental, seguidoras da Igreja Ortodoxa — entre elas, a Russa e a Romena —, comemoram a data no dia 7 janeiro.

***

Publicado originalmente em 04/12/2018

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: