Ciência
26/02/2020 às 08:00•2 min de leitura
Conhecido por criar campanhas promocionais inusitadas, curiosas e, especialmente, que buscam provocar a concorrência, a nova publicidade da rede de fast-food Burger King é tudo isso e mais um pouco. Voltada para promover o aspecto natural da nova linha de sanduíches da marca, a propaganda agora apresenta, em um curto vídeo, o processo de decomposição de um Whopper, um dos principais sanduíches BK, após 34 dias encostado.
the beauty of real food is that it gets ugly. that’s why we are rolling out a whopper free from artificial preservatives. coming by the end of 2020 to all restaurants in the U.S. pic.twitter.com/yQL6kAYZrY
— Burger King (@BurgerKing) February 19, 2020
"A beleza da comida real é que ela fica feia. É por isso que estamos lançando um Whopper livre de conservativos artificiais. Está chegando ao final de 2020 em todos os restaurantes nos Estados Unidos."
Chamando a atenção por apresentar realmente um processo feio, nojento e, para muitos, incômodo, a intenção da publicidade é exatamente essa, chocar o público e, claramente, revelar o que acontece com alimentos de verdade, diferentemente de outros casos já mostrados em diversos canais de YouTube onde sanduíches de fast-food conseguem ficar preservados por anos, assim como seus aperitivos.
A campanha, chamada carinhodamente de "A beleza sem conservantes artificiais", revela um sanduíche que, ao final dos 34 dias de "preservação", começa a apresentar diversos pontos de mofo, com a carne ganhando uma textura estranha e coberta de camadas estragadas. Além disso, a própria estrutura do pão cede, mostrando um desgaste natural em todos os gêneros alimentícios que é possível encontrar no Whopper.
Segundo informado pelo Burger King, mais de 400 unidades de restaurantes norte-americanos já contam com a eliminação dos conservantes artificiais, com mais de 90% dos ingredientes lives de corantes e aditivos e com 100% deles livres de glutamato monossódico e xarope de milho com alto teor de frutose.
A rede de fast-food anunciou que já retirou os conservantes artificiais dos sanduíches Whopper em várias unidades de diversos países europeus, dessa vez anunciando que, até o final de 2020, a intenção é remover totalmente das mais de de seus 7.300 lojas dos Estados Unidos, incluindo de toda sua linha do cardápio (sanduíches, acompanhamentos e sobremesas) e não somente do Whopper.
A ação equipara-se a uma medida tomada pelo McDonald's ainda em 2018, quando anunciou que também estaria eliminando os aditivos artificiais de sete de seus principais sanduíches.
Infelizmente ainda não há informações sobre quando a iniciativa poderá chegar ao Brasil.