Conchas eram usadas no Paleolítico para adornar seres humanos

13/07/2020 às 07:002 min de leitura

Segundo um estudo recente, os humanos que viveram durante o período Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada, já se adornavam com conchas compostas por orifícios naturais. Essas conchas com pequenos furinhos poderiam ser usadas como colares decorativos, por exemplo. Essa descoberta recente foi publicada como forma de um artigo no periódico científico PLOS ONE.

(Slowmotiongli/Shutterstock)(Slowmotiongli/Shutterstock)

As pesquisadoras Daniella Bar-Yosef Mayer, da Universidade de Tel Aviv, e Iris Gromann-Yaroslavski, da Universidade de Haifa, se uniram para analisar as conchas de forma minuciosa. Elas coletaram as conchas da espécie Glycymeris e por meio de algumas técnicas diferentes testaram os efeitos de desgaste ao longo do tempo sobre elas — o que inclui testes com areia, couro e pedra.

Colares de conchas

A partir da etapa prévia de testes, as cientistas compararam as conchas que foram submetidas aos testes com as que foram encontradas na Caverna Qafzeh, um local paleolítico do Mediterrâneo datado de cerca de 120 mil anos atrás. As análises microscópicas, que foram realizadas a partir disso em cinco conchas que estavam mais bem preservadas, revelaram formas sobre como elas teriam sido manipuladas no passado. Em uma simulação, foi possível inferir que elas haviam tido contato com cordas e também outras conchas, o que sugere que elas já tinham sido penduradas juntas.

Outras conchas analisadas tinham vestígios que remetiam a outros tipos de coloração, o que pode indicar que elas foram pintadas antigamente. Mesmo que as análises sejam consistentes em termos de eficácia, ainda não é possível determinar o significado real e fatídico desses ornamentos. Entretanto, em outras pesquisas sobre o período Paleolítico alguns pesquisadores já afirmaram que as conchas são recorrentes na história. Será que elas são realmente importantes em termos de simbolismo?

(Daniella Bar-Yosef Mayer/Reprodução)(Daniella Bar-Yosef Mayer/Reprodução)

"Os humanos modernos coletaram conchas de berbigão não perfuradas para fins simbólicos a 160 mil anos atrás ou antes, e cerca de 120 mil anos começaram a coletar conchas perfuradas e usá-las em um barbante", disse a pesquisadora Daniella Bar-Yosef Mayer por meio de um comunicado acerca da descoberta. "Concluímos que as cordas, que tinham muito mais aplicações, foram inventadas durante esse período", explicou ela.

As conchas que possuem perfurações de forma natural foram durante muito tempo associadas aos primeiros alojamentos humanos, que se iniciaram na Idade da Pedra Lascada. Como explicado por Mayer, algumas delas datam de cerca de 160 mil anos atrás, sobretudo no norte da África, África do Sul e no Mediterrâneo Oriental, região da Grécia e Palestina. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: