Garoto de 10 anos ganha detector de metal e descobre relíquia

14/08/2020 às 06:002 min de leitura

O que meninos de 10 anos gostam de ganhar de aniversário? Um videogame, um tablet ou uma bola de futebol, talvez? Fionntan Hughes, da Irlanda do Norte, tem um hobby um pouco diferente: caçar tesouros pela vizinhança com seu detector de metais. Tanto que, quando o garoto completou 10 anos, seus pais deram a ele um equipamento melhor, para substituir o detector de brinquedo que ele tinha ganho anos atrás.

Pois bem. Fionntan ficou tão empolgado com o presente que, na mesma hora, quis sair para testá-lo. Então, foi com seu pai e seu primo a um terreno aberto, próximo da casa da família Hughes. Assim, logo em seu primeiro passeio com o detector de metais novo, Fionntan encontrou uma espada de mais de 300 anos e virou notícia no mundo todo. 

O pequeno Fionntan, seu "brinquedo" e seu achado (Fonte: All That's Interesting/Reprodução)O pequeno Fionntan, seu "brinquedo" e seu achado (Fonte: All That's Interesting/Reprodução)

Espada estava coberta de sujeira e ferrugem (Fonte: All That's Interesting/Reprodução)Espada estava coberta de sujeira e ferrugem (Fonte: All That's Interesting/Reprodução)

All That's Interesting/ReproduçãoAll That's Interesting/Reprodução

Uma espada enterrada no jardim

Na verdade, caçar tesouros enterrados é um passatempo relativamente popular no Reino Unido, com clubes e competições que reúnem os fãs da prática. Geralmente, os caçadores encontram coisas sem tanto valor. 

Esse foi o caso de Fionntan, inclusive, nas duas primeiras vezes em que seu detector de metais apitou durante o passeio. Foi só na terceira escavação que o garotinho, seu pai e seu primo encontraram a relíquia, a uns trinta centímetros da superfície. 

Eles demoraram para entender que se tratava de uma espada, com toda a sujeira e ferrugem encrustada no artefato, mas assim que se deram conta do que era, sabiam que tinham encontrado uma relíquia. Eles, então, entraram em contato com o curador de arqueologia do Museu Nacional da Irlanda do Norte. 

Os arqueólogos do museu ainda vão confirmar exatamente do que se trata, mas outros especialistas em antiguidades deram seus palpites, analisando as fotos divulgadas até agora. Pelo tipo da empunhadura da espada, em formato de cesta, há quem diga que a arma era usada por policiais ingleses entre 1720 e 1780. Outros especialistas afirmam que esse estilo de espada começou a ser usado entre 1610 e 1640.

De qualquer forma, trata-se de uma grande descoberta para qualquer caçador de relíquias, ainda mais para um garoto de 10 anos em sua primeira exploração. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: