Ciência
14/08/2020 às 10:00•2 min de leitura
Os óculos do advogado indiano e líder pacifista Mahatma Gandhi vão a leilão por US$ 19,6 mil (por volta de R$ 106 mil) na Inglaterra. O curioso é que antes de ser anunciado pela casa de leilões East Bristol Auction, o objeto histórico quase foi perdido.
O envelope contendo a relíquia passou o fim de semana inteiro pendurado na caixa de correio do leiloeiro Andrew Stone.
"Um dos meus funcionários os entregou a mim e disse que havia uma nota dizendo que eles eram os óculos de Gandhi. Eu pensei 'isso é algo interessante', e continuei com o meu dia" contou ele em entrevista para a BBC.
Quando a equipe verificou que o objeto realmente pode ter pertencido ao líder pacifista, Stone ficou chocado. O leiloeiro também contou que o vendedor "quase teve um ataque cardíaco" quando descobriu o valor do item.
O item teria sido entregue pessoalmente pela figura histórica a um parente já falecido do vendedor, durante uma viagem para a África do Sul na década de 1920. A relíquia foi repassada por gerações na família.
Os funcionários da casa de leilões compararam as datas informadas e chegaram à conclusão de que tudo combinava.
"Eles eram provavelmente um dos primeiros pares de óculos que ele usou, já que têm uma receita muito fraca", avaliou Stowe. "Era sabido que ele sempre dava seus pares velhos ou os que não queria mais para os necessitados ou para aqueles que o ajudavam".
Gandhi é uma figura histórica que liderou um movimento nacionalista na Índia contra o colonialismo britânico em 1920. Devido ao fato de que o ativista usava o mesmo tipo de vestes simples e um par de óculos, o valor do objeto leiloado é imenso.
"Isto é provavelmente o achado mais importante que já tivemos como empresa", declarou o leiloeiro. "Eles estavam em um envelope branco liso. Eles podiam facilmente ter sido roubados, caído ou simplesmente acabado no lixo".
O item vai entrar em um leilão virtual em 21 de agosto deste ano.