Ciência
19/10/2020 às 06:00•1 min de leitura
Um artista russo vem encantando as redes sociais com obras de arte absolutamente extraordinárias. Feitos de pregos e linhas coloridas, os retratos de Konstantin Hlanta mostram personalidades do mundo das artes em composições que, quando vistas de perto, parecem instalações em miniatura.
Hlanta, de 27 anos, nasceu na cidade de Tula, e só começou a fazer arte com linhas e pregos a partir de 2018, quando criou um retrato de Chester Bennington, o lendário vocalista da banda Linkin Park, que se matou no ano anterior.
A relação artística com o Linkin Park já estava presente na carreira de Hlanta desde 2008, quando começou a desenhar, após assistir um videoclipe da banda junto com seu filho. No vídeo “Numb”, uma mulher desenha vários retratos enquanto Bennington canta “Estou cansado de ser o que você quer que eu seja”.
O processo de criação de Hlanta começa a partir de um esboço da pessoa que está sendo retratada, uma celebridade ou uma encomenda. Ele passa então a colocar pregos para formar um contorno, até que possa remover o esboço e trabalhar com as linhas.
Falando sobre o seu fluxo de trabalho, o artista explica: “Sei que muitos artistas que fazem arte com linhas usam esquemas, como do prego 1 ao prego 5, etc. Não tenho esquemas, uso a linha como um lápis e apenas desenho”. Ele diz fazer as camadas de luz e sombra como se estivesse pintando com pastel.