Conheça a arte hiper-realista usando linhas e pregos

Conheça a arte hiper-realista usando linhas e pregos

Último Vídeo

Um artista russo vem encantando as redes sociais com obras de arte absolutamente extraordinárias. Feitos de pregos e linhas coloridas, os retratos de Konstantin Hlanta mostram personalidades do mundo das artes em composições que, quando vistas de perto, parecem instalações em miniatura.

Adele (Fonte: Konstantin Khlanta/Instagram/Reprodução)
Adele (Fonte: Konstantin Khlanta/Instagram/Reprodução)

Hlanta, de 27 anos, nasceu na cidade de Tula, e só começou a fazer arte com linhas e pregos a partir de 2018, quando criou um retrato de Chester Bennington, o lendário vocalista da banda Linkin Park, que se matou no ano anterior.

Fonte: Konstantin Khlanta/Instagram/Reprodução)
Avril Lavigne (Fonte: Konstantin Khlanta/Instagram/Reprodução)

A relação artística com o Linkin Park já estava presente na carreira de Hlanta desde 2008, quando começou a desenhar, após assistir um videoclipe da banda junto com seu filho. No vídeo “Numb”, uma mulher desenha vários retratos enquanto Bennington canta “Estou cansado de ser o que você quer que eu seja”.

Criando os retratos

Fonte: Konstantin Khlanta/Instagram/Reprodução)
Heath Ledger como Coringa (Fonte: Konstantin Hlanta/Instagram/Reprodução)

O processo de criação de Hlanta começa a partir de um esboço da pessoa que está sendo retratada, uma celebridade ou uma encomenda. Ele passa então a colocar pregos para formar um contorno, até que possa remover o esboço e trabalhar com as linhas.

Fonte: Konstantin Khlanta/Instagram/Reprodução)
Detalhe do “Coringa” (Fonte: Konstantin Hlanta/Instagram/Reprodução)

Falando sobre o seu fluxo de trabalho, o artista explica: “Sei que muitos artistas que fazem arte com linhas usam esquemas, como do prego 1 ao prego 5, etc. Não tenho esquemas, uso a linha como um lápis e apenas desenho”. Ele diz fazer as camadas de luz e sombra como se estivesse pintando com pastel.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.