Orquestra Vermelha: grupo antinazi agia contra o governo de Hitler

02/02/2021 às 14:002 min de leitura

O grupo Orquestra Vermelha ficou conhecido por travar uma guerra silenciosa contra Hitler durante a 2ª Guerra Mundial. Eles reuniram um grupo secreto de resistência com o objetivo de derrubar o líder do Partido Nazista. Com isso, dezenas de artistas, jornalistas e até mesmo funcionários do governo participaram do grupo antinazista.

O problema é que, após o fim da 2ª Guerra Mundial, as ações do grupo foram distorcidas. Logo, eles ficaram conhecidos como traidores nazistas. Isso aconteceu devido ao “vermelho” em seu nome, facilitando creditá-los como parceiros da União Soviética. Porém, essa distorção foi orquestrada pela própria Gestapo para desacreditar a organização.

(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

O grupo que travou guerras contra Hitler

Não há como negar que a Orquestra Vermelha de fato ajudou a União Soviética. Porém, seus esforços foram unidos com o objetivo de acabar com o governo ditatorial de Adolf Hitler. Mas nem todos os integrantes simpatizavam com a causa comunista.

Além disso, alguns membros da organização não residiam na Alemanha. Logo, esses sócios internacionais nunca foram encontrados, já que só eram conhecidos por codinomes secretos.

(Fonte: Gedenkstette Ploetzensee/Reprodução)
(Fonte: Gedenkstette Ploetzensee/Reprodução)

Criação da Orquestra Vermelha

Em 1933, Arvid Harnack e sua esposa, Mildred Fish-Harnack, fundaram o grupo antinazista para resistir ao regime de Hitler. Com isso, eles buscavam ajudar judeus, além de documentar a violência do Partido Nazista e divulgar propagandas contra o regime atual. Com o tempo, novos membros foram se unindo ao grupo e a Orquestra Vermelha chegou a registrar mais de 150 membros. Desses, cerca de 40% eram mulheres.

Dentre os responsáveis pela ajuda internacional, um dos únicos cujo nome foi revelado foi Leopold Trepper. Afinal, ele foi um exilado comunista famoso por criar um falso negócio como disfarce. Dessa forma, ele conseguiu realizar missões secretas na Bélgica, França e Holanda.

Por mais que a Gestapo tentasse descreditar a Orquestra Vermelha, os nazistas consolidaram o grupo como um dos únicos a enfrentar o regime de Hitler dentro da própria Alemanha.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: