Isaac Newton: 6 fatos curiosos sobre o ilustre cientista

17/04/2021 às 06:002 min de leitura

Sir Isaac Newton foi um matemático, físico, astrônomo, teólogo e autor, além de ser um dos cientistas mais influentes de todos os tempos, com suas leis do movimento e matemática da gravidade sendo ensinadas em escolas no mundo inteiro. 

Contudo, existem diversos detalhes curiosos sobre sua vida que podem ser desconhecidos para muitos, e pensando nisso, separamos uma lista com seis fatos que pode ser conferida abaixo:

1. Nome como homenagem

(Fonte: Pinterest/Reprodução)(Fonte: Pinterest/Reprodução)

O nome do cientista foi uma forma de honrar seu pai, que faleceu três meses antes de seu nascimento.

2. Cabia em uma caneca

(Fonte: Wikipedia/National Portrait Gallery/Reprodução)(Fonte: Wikipedia/National Portrait Gallery/Reprodução)

Outro fato sobre o início da vida de Newton é que ele foi um bebê prematuro, e aparentemente era tão pequeno que sua mãe, Hannah Ayscough, chegou a afirmar que caberia em uma caneca de cerveja.

3. Criado pela vó

(Fonte: Wikipedia/Instituto Isaac Newton/Reprodução)(Fonte: Wikipedia/Instituto Isaac Newton/Reprodução)

Quando tinha apenas três anos, Isaac passou a ser criado por sua avó materna, Margery, pois Hannah havia se casado novamente e foi morar com o novo cônjuge, o Reverendo Barnabas Smith.

4. Revolta com um leve toque piromaníaco

(Fonte: Wikipedia/Reprodução)(Fonte: Wikipedia/Reprodução)

O jovem Newton tinha grande desafeto por seu padrasto e uma mágoa compreensível da mãe por tê-lo abandonado pelo bem do segundo casamento. E esses sentimentos ficaram bem claros quando foi revelada uma nota escrita pelo jovem com todos os pecados que ele havia cometido até os 19 anos de idade, e que incluía: "Ameaçar meu pai (Smith) e minha mãe a queimar eles e a casa com eles dentro". Que bom que ele não seguiu em frente com a ideia, não?

5. Queria um filho fazendeiro, mas teve um cientista

(Fonte: Wikipedia/Biblioteca Nacional do País de Gales/Reprodução)(Fonte: Wikipedia/Biblioteca Nacional do País de Gales/Reprodução)

Quando Hannah ficou viúva pela segunda vez, ela decidiu retirar Isaac da escola The King's School, para que ele voltasse para casa e se tornasse um fazendeiro. Mas ao perceber que o rapaz odiava a profissão e não tinha a menor aptidão, juntamente com os esforços do mestre Henry Stokes para convencê-la, a mãe permitiu que ele retomasse os estudos formais.

O mais interessante é que Newton voltou ainda mais determinado para sua vida acadêmica, principalmente porque queria se vingar de um valentão que havia se tornado o aluno mais bem classificado da turma.

6. Religião e alquimia

(Fonte: Wikipedia/Sir James Thornhill/Reprodução)(Fonte: Wikipedia/Sir James Thornhill/Reprodução)

O físico e matemático escreveu mais sobre religião e alquimia do que sobre ciência, uma parte de sua personalidade que ficou oculta por muito tempo, pois seus familiares tinham medo que estas informações manchassem sua reputação e o fizessem ser visto como um herege. Foi só em 1960 que seus artigos - que somavam mais de 10 milhões de palavras - vieram a público.


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: