Estilo de vida
15/05/2021 às 06:00•2 min de leitura
A música é uma forma de expressão artística que vem agregando sons e ritmos há milhares de anos, e sua prática foi responsável por coletar estilos e notas de diversas culturas e identidades. Com indícios de uma origem registrada ainda na pré-história a partir dos sons da natureza, as canções somente foram documentadas há cerca de 3 mil anos, quando os primeiros registros deram detalhes sobre seus fins e utilizações na antiguidade.
Confira abaixo as músicas mais antigas já encontradas e sua devida importância para a formação dos principais elementos da sonoplastia moderna.
(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
Frequentemente chamado de Lumen Hilare (latim), o Phos Hilaron é uma das primeiras canções cristãs e até hoje é amplamente utilizado pela Igreja. A música "Luz Radiante" ainda possui origens misteriosas, embora muitos deem sua autoria à São Basílio (329 - 379 d.C.), e marcou algumas liturgias do anglicanismo e luteranismo.
(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
O Hino de Oxirrinco é o o manuscrito musical mais antigo já encontrado, e invoca o silêncio como artifício de louvor à Santíssima Trindade. O texto contém tanto a notação quanto a letra e foi utilizado na adoração cristã grega, incluindo trechos falados e cantados, segundo a partitura.
(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
O Epitáfio de Sícilo, escrito como dedicatória à Euterpe — a Musa da música —, é o primeiro registro de uma partitura completa, e inclui notação musical e letra integral no ocidente. Em 1883, quando o Epitáfio foi encontrado, cientistas traduziram uma inscrição curiosa que dizia que "eu sou um túmulo, um ícone. Sícilo me pôs aqui como um símbolo eterno da lembrança imortal", algo que eternizou a história do casal grego.
(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
Formado por duas composições, os Hinos Delfos registram o exemplo mais antigo de notação musical, feito para ser performado no Pythaides ateniense entre 138 a.C. e 128 a.C. Ambos os hinos são endereçados ao deus grego Apolo e foram adaptados várias vezes com tecnologias modernas de gravação, mesmo fragmentados e com muitos trechos incompletos.
(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
Considerada a canção mais antiga do mundo, o Hino Hurriano para Nikkal é uma homenagem à deusa semita dos pomares, e faz parte de 36 hinos escritos em cuneiforme por um autor desconhecido. Atualmente, as tábuas musicais se encontram à exposição no Museu Nacional de Damasco, Síria.