Altamira: a cidade brasileira que é maior do que Portugal

19/06/2021 às 07:002 min de leitura

Pode parecer incrível para muita gente, mas, até o final de 2008, a cidade de Altamira no Pará foi o maior município do planeta em relação à delimitação geográfica. Com seus invejáveis 159.533 km², a cidade é maior do que dez estados brasileiros, além do Distrito Federal. A extensão territorial supera também alguns países, como Portugal, Inglaterra, Islândia, Irlanda e Suíça, entre outros.

Fonte: Cidades em Fotos/ReproduçãoFonte: Cidades em Fotos/Reprodução

Em 2009, depois que a gigantesca ilha gelada da Groenlândia foi dividida em quatro municípios, dois deles (Qaasuitsup e Sermersooq) deixaram a cidade paraense em terceiro lugar. Ponto de partida da emblemática rodovia Transamazônica, que corta a cidade em 60 km no sentido leste-oeste, Altamira fica a 800 km da cidade de Belém, e é hoje um destino procurado por praticantes da pesca e do ecoturismo.

O enorme município fica localizado na mesorregião do sudoeste do estado do Pará, às margens do rio Xingu, em um território chamado Volta Grande do Xingu. Além do impacto causado na dinâmica municipal após ser escolhida como o marco zero da Transamazônica, Altamira começou a sofrer, a partir de 2009, outro forte processo migratório, desta vez causado pela instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Fonte: Projeto Colabora/ReproduçãoFonte: Projeto Colabora/Reprodução

Altamira depois de Belo Monte

Calculado em R$ 30 bilhões, o empreendimento fez com que a população do município saltasse doe 100 mil habitantes para cerca de 140 mil, segundo estimativas da prefeitura.  Além disso, com a criação da usina, uma parte das habitações da cidade seriam atingidas com a cheia do rio Xingu, resultante do alagamento da barragem.

Para abrigar essa população que foi obrigada a deixar suas moradias, a operadora da usina, Norte Energia, criou o Reassentamento Urbano Coletivos (RUC), que abriu diversos loteamentos, a maioria deles inserida na periferia de Altamira, sem qualquer planejamento e sem infraestrutura adequada.

Fonte: Lilo Clareto/Amazônia Real/ReproduçãoFonte: Lilo Clareto/Amazônia Real/Reprodução

O RUC da Norte Energia cadastrou 5.141 localidades urbanas que seriam inundadas pelo lago da Belo Monte. Apesar de iniciados em 2012, até hoje existem famílias ainda não alocadas. Muitos desses moradores eram oleiros que tiravam o sustento do rio Xingu, além dos pescadores, que foram levados para casas longe das margens. Altamira não é apenas a maior cidade, mas tem problemas graves como toda cidade grande.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: