5 histórias ocultas sobre locais famosos do planeta

Muito além dos visuais e dos registros documentados, os marcos mais famosos do planeta estão repletos de histórias desconhecidas e lendas ocultas. No entanto, apesar de muitas delas permanecerem apenas nas memórias dos mortos e de antepassados desaparecidos, a Ciência vem revelando diversos detalhes sobre tradições que por séculos passaram batidos pelos estudiosos.

Conheça abaixo algumas histórias fascinantes que tornam populares cenários e monumentos terrestres ainda mais importantes e curiosos.

1. Alhambra, Espanha

(Fonte: Wikipedia / Reprodução)(Fonte: Wikipedia / Reprodução)

Construído sobre ruínas romanas em 889 d.C., o palácio Alhambra abriga 10 mil inscrições árabes, com 10% dos registros sendo retirados do Alcorão e o restante sendo slogans, atribuições, poemas e conselhos de vida, como "seja moderado com palavras e você irá em paz". Segundo as lendas, essas inscrições surgiram como forma de louvor à dinastia Nasrid, que governou por mais de 260 anos e utilizava a frase "não há vencedor, apenas Alá" como lema.

2. Pompeia, Itália

(Fonte: Wikipedia / Reprodução)(Fonte: Wikipedia / Reprodução)

Uma recente descoberta nas ruínas de Pompeia evidenciou a existência de uma casa de prostituição logo acima de um quartel de gladiadores que também funcionava como bar. Aparentemente, as mulheres ocupavam quartos do estabelecimento para satisfazer desejos dos lutadores e deixá-los estimulados para os combates nas arenas, combinando um estilo de vida brutal e libertino por parte dos antigos romanos.

3. Partenon, Grécia

(Fonte: Wikipedia / Reprodução)(Fonte: Wikipedia / Reprodução)

Um dos monumentos mais famosos do mundo pode também ter sofrido um equívoco histórico, já que não há consenso documentado sobre o motivo do Partenon (traduzido para "casa das virgens") ter recebido esse nome. Registros de 2.500 anos indicam que o título original do edifício tenha sido Hekatompedon (traduzido para "templo de cem pés") e sugerem que Partenon era um tesouro menor inserido dentro do complexo da Acrópole, como homenagem à deusa Atena.

4. Grande Muralha, China

(Fonte: Wikipedia / Reprodução)(Fonte: Wikipedia / Reprodução)

A muralha que se estende de Dandong, ao leste, ao Lago Lop, a oeste, pode não ter sido levantada com função estritamente defensiva, já que sua parede de apenas 1,80 metro de altura não seria o suficiente para impedir a invasão de exércitos. Além disso, construções de terra embalada dispostas em torno de trilhas indicam que aparentemente prédios administrativos eram abrigados ali, servindo para o movimento de pessoas e gado como controle migratório.

5. Linhas de Nazca, Peru

(Fonte: Wikipedia / Reprodução)(Fonte: Wikipedia / Reprodução)

Um misterioso grupo de geoglifos feito entre 500 a.C. e 200 a.C. foi descoberto recentemente a cerca de 50 quilômetros de Nazca e foi classificado como referência à arte e à ideologia dos povos Topará e Paracas. Esses glifos teriam sido destinados para o olhar humano e apresentam imagens psicodélicas de animais, humanos, mitos e representações cênicas.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.